Topo

Diretor-executivo do Google afirma ter problemas nas cordas vocais

Larry Page é cofundador do Google e assumiu o cargo de diretor-executivo da empresa em 2011 - Emmanuel Dunand/AP
Larry Page é cofundador do Google e assumiu o cargo de diretor-executivo da empresa em 2011 Imagem: Emmanuel Dunand/AP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2013 11h53

Larry Page, 40, cofundador e diretor-executivo do Google, afirmou ter um problema nas cordas vocais. Em texto com tom otimista publicado nesta terça-feira (15) na rede social Google+, ele disse que suas duas cordas vocais têm movimentos limitados, o que torna sua voz mais suave.

O problema surgiu há 14 anos, depois de um resfriado, quando sua voz ficou rouca e não voltou ao normal. Page foi ao médico, que identificou a paralisia de sua corda vocal esquerda – trata-se de um problema de nervos, segundo ele, que a impede de se movimentar adequadamente. A causa não foi identificada, mas os médicos suspeitam de uma sequela do resfriado.

O executivo foi informado que a paralisia na segunda corda vocal seria muito rara, mas ela acabou acontecendo no ano passado, depois que ele novamente pegou um resfriado.

Ele diz ter se recuperado e que voltou às suas atividades, mas a voz está mais suave do que antes. Outra consequência é a redução da capacidade de respirar durante exercícios aeróbicos, mas nada além disso, segundo Page. “O Sergey [Brin, outro fundador do Google] diz que eu me tornei um diretor-executivo melhor, porque escolho as palavras com mais cuidado”, brincou.

Por causa do problema, ele criou um programa de pesquisa no Voice Health Institute (Instituto da Saúde da Voz), que coletará informações de pessoas que sofrem do mesmo problema. “Por ser algo raro, há poucas informações disponíveis hoje. A equipe espera que, com mais informações, eles possam fazer o progresso mais rápido”, explicou.