Topo

Olhar o próprio perfil no Facebook pode aumentar autoestima, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 16h44

Um estudo feito pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, mostra que as redes sociais podem ajudar a aumentar a autoestima de usuários – mas nos casos em que eles já possuem algum grau de apreciação por si mesmos. As informações são do “Daily Mail”.

Durante a pesquisa, publicada na revista "Media Psychology", foram aplicados testes para avaliar a autoestima dos participantes, depois de eles olharem os próprios perfis no Facebook durante cinco minutos. Após isso, eles tinham de associar adjetivos negativos e positivos às palavras “eu, meu e mim”.

Segundo Catalina Toma, pesquisadora que conduziu o estudo, após olharem o próprio perfil no Facebook, os indivíduos demonstraram um aumento na autoestima, o que foi possível perceber por uma maior associação de adjetivos positivos às palavras. 

Durante a pesquisa, também foi aplicado um teste de matemática aos participantes com autoestima alta, logo após checarem seus próprios perfis na rede social. No entanto, eles não tiveram um bom desempenho.

Catalina diz que isso pode ocorrer porque as pessoas sentem menos necessidade de se saírem bem na tarefa quando já estão com a sensação de autoestima alta causada pelo Facebook. "Eles sentem menos necessidade de aumentar o sentimento de autoestima alta respondendo corretamente ao teste", disse.