Topo

Google Reader só funcionará até 30 de junho; conheça alternativas

Do UOL, em São Paulo

28/06/2013 19h30

Após pouco mais de sete anos de funcionamento, o Google vai desligar neste domingo (30) o serviço Reader – aplicação disponível na internet que lê feeds RSS (basicamente, ele agrupa notícias de diferentes sites). Não adiantou o choro de alguns usuários, que chegaram até a criar uma petição para que o Google não desistisse do serviço: a partir de 1º de julho a plataforma deixará de existir em definitivo.

O anúncio de que o Reader acabaria foi feito em março por meio de um post no blog oficial da companhia. A empresa se referiu ao fechamento da plataforma e de outros recursos da empresa como “limpeza de primavera”.

"Essas mudanças nunca são fáceis. Mas ao canalizar nossos esforços, podemos nos concentrar em criar ótimos produtos que são mais relevantes para nossas vidas", informou Urs Hölzle, funcionário do Google, em post no blog oficial da companhia (em inglês).

Em um artigo publicado na revista britânica “The Economist” (em inglês) sobre o assunto, o jornalista Ryan Avent pondera o que o desligamento pode representar para os usuários. “O Google pode ter um problema de confiança. O comportamento de adoção a novos serviços poderá mudar conforme a empresa desativa recursos amados por usuários”.

Além disso, o artigo cita que o Reader não traz grande faturamento à companhia e lembra o "papel" dos usuários dos serviços da empresa. “O Google pede que coloquemos toda nossa vida em seus serviços: e-mail, informações de mapas, calendários, etc. Porém, é importante lembrar que nós não somos os consumidores do Google. Nós somos o produto que a companhia vende para os anunciantes”.

  • Reprodução

    Mensagem exibida aos usuários do Reader informa que em 1º de julho o serviço não estará mais disponível

Novos competidores

De março até o fim de junho, várias empresas se empenharam em trazer a base de usuários do Reader para suas plataformas. A de maior destaque, com certeza, é o Feedly. Pouco tempo após o post do Google sobre o término do Reader, o serviço passou a oferecer uma migração direta das informações do leitor de RSS. Neste processo, estima-se que o Feedly já tenha ganhado 8 milhões de usuários.

Apesar do sucesso inicial do Feedly, outras companhias resolveram recentemente lançar leitores de feeds RSS para substituir o Google Reader. Os destaques são o AOL Reader (da AOL) e o Digg Reader (do site agregador de notícias Digg). Ambos têm interface bem parecida com a do serviço “sepultado” pelo Google.