Topo

Uma em quatro cidades no Brasil não tem site ''oficial'', aponta IBGE

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 10h00

Cerca de 25,5% dos municípios brasileiros ainda não dispõem de sites “oficiais” -- aqueles mantidos pela administração pública -- conforme dados divulgados nesta quarta (3) no estudo “Perfil dos Municípios Brasileiros 2012”, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quase a totalidade das cidades com 100 mil a 500 mil habitantes, no entanto, possui site próprio: a proporção é de 99,6%, segundo o levantamento. Já no caso das cidades com mais de 500 mil habitantes, todas declararam possuir sites.

De acordo com o IBGE, o índice de municípios com site vem crescendo desde 2006, quando eram apenas 48,1%. Em 2009, essa porcentagem passou para 60%.

A região Sul é a com maior proporção de cidades com sites próprios, seguida da Sudeste.

Sites ainda são simples

Das cidades brasileiras que têm site, cerca de seis entre dez (65,3%) possuem páginas meramente informativas, que não permitem nenhum tipo de interação com o usuário.

Já as consideradas páginas interativas (segundo o IBGE, são aquelas que permitem receber informações, como registro de reclamações e sugestões) são 26,8%.

Só 6,8% são consideradas páginas transacionais: dispõe de serviços online, como pagamento de impostos e contas, educação à distância, matrículas na rede de ensino, marcação de consulta, compra de materiais, entre outros.

Apenas uma entre dez cidades tem site acessível a pessoas com deficiência (audiovisual, auditiva ou visual) – o equivalente a 466 municípios no total.

O índice de sites com acessibilidade aumenta de acordo com o tamanho da cidade. Por exemplo, nas cidades com mais de 500 mil habitantes, três entre quatro dispõem desse recurso.  As regiões Sudeste e Sul são as com maior número de sites com acessibilidade, com 180 e 137 cidades, respectivamente.

Metodologia

A pesquisa "Perfil dos Municípios Brasileiros 2012" (também conhecida como Munic), realizada pelo IBGE, investigou 5.565 municípios do país quanto sua gestão e estrutura. Dez temas foram alvo de perguntas: recursos humanos, legislação e instrumentos de planejamento, recursos para a gestão, comunicação e informática, transporte, cultura, assistência social, segurança alimentar e nutricional, segurança pública e meio ambiente.

Esta é a décima edição da pesquisa, realizada desde 1999. Segundo o IBGE, trata-se de um levantamento de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura. A coleta das informações foi realizada de maio a dezembro de 2012.

Dois distritos brasileiros foram tratados na pesquisa como municípios, por razões metodológicas: o Distrito Federal, sede do governo federal, sendo Brasília a capital federal; e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, arquipélago localizado no Estado de Pernambuco.