Topo

Documentário alerta sobre risco de acidentes por enviar SMS ao volante

O menino ""Xzavier"", 8, ficou paraplégico após ser atropelado por uma motorista que se distraiu enviando um SMS - Reprodução/YouTube
O menino ''Xzavier'', 8, ficou paraplégico após ser atropelado por uma motorista que se distraiu enviando um SMS Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

08/08/2013 20h33

A partir de relatos de vítimas e causadores de acidentes, o documentário “From One Second to the Next” (De um segundo para outro, em tradução livre) busca alertar motoristas sobre o perigo de um hábito cada vez mais comum: enviar mensagens de texto pelo celular enquanto dirigimos.

Em 35 minutos, o cineasta alemão Werner Herzog, de "Caverna dos Sonhos Esquecidos", mostra depoimentos de cinco pessoas que tiveram as vidas mudadas para sempre após acidentes de trânsito causados pela distração com o envio de SMS. O objetivo é frisar que a mensagem "pode esperar" para ser enviada. 

“Em apenas um segundo, vidas inteiras são apagadas ou alteradas para sempre. Esse tipo de ressonância emocional é algo que eu sabia que poderia mostrar”, disse Herzog à “AP”. 

O vídeo começa com o depoimento de uma mãe sobre o filho de 8 anos, cujo apelido é "Xzavier", que ficou paraplégico depois de ser atropelado por carro dirigido por mulher. 

Há ainda relatos de motoristas que causaram acidentes. “Saber todos os dias que você foi responsável pela morte de duas pessoas é a pior coisa com a qual conviver”, diz um deles.

O documentário está disponível no YouTube (em inglês) e será exibido em 40 mil escolas nos Estados Unidos, segundo a “AP”.

Usar smartphone ao volante é mais perigoso que celular comum