Topo

Britânica tem Facebook invadido e fotos vão parar em site de prostituição

Jasmine Jones, 23, afirma que os criminosos a chantagearam antes da publicação dos perfis  - Reprodução/Daily Mail
Jasmine Jones, 23, afirma que os criminosos a chantagearam antes da publicação dos perfis Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 17h57

Uma estudante de advocacia da cidade Beckenham, no Reino Unido, alega que seu perfil no Facebook foi invadido por cibercriminosos -- eles teriam roubado cerca de 300 fotos e dados pessoais dela. Depois, usaram o conteúdo para criar perfis falsos em um site de prostituição e no próprio Facebook.

Segundo o “Daily Mail”, Jasmine Jones, 23, afirma que os criminosos a chantagearam antes da publicação desses perfis, ameaçando roubar a identidade da jovem para criar contas falsas em bancos. O roubo dos dados e fotos, segundo ela, ocorreu em 2012.

Os invasores do perfil também teriam criado vários perfis falsos no Facebook para enganar outros usuários da rede social. No golpe, diziam que Jasmine estava em apuros e precisava de dinheiro.

Denúncia

“Quando percebi o que estava acontecendo, fui direto à polícia prestar uma queixa”, relembra Jasmine. Mas os policiais teriam dito que não poderiam fazer nada para ajudá-la. Ela afirma que também notificou o Facebook sobre o problema, mas que a rede social não conseguia agir com rapidez para apagar os perfis. “Em junho deste ano, havia dez perfis falsos que fingiam ser eu.”

Um homem enganado pelos cibercriminosos teria perdido 250 libras (cerca de R$ 557) depois de receber uma mensagem de um dos perfis falsos criados. No contato, alguém se passando por Jasmine disse que ela precisava do dinheiro imediatamente porque “estava presa em um carro”.

Um porta-voz do Facebook afirmou ao “Daily Mail” que a rede social encoraja a denúncia de perfis assim e que mantém um botão nas páginas para que as falsas possam ser denunciadas. Um representante da polícia metropolitana também disse que nesses casos a pessoa deve contatar a rede social para que o perfil falso seja apagado.