Google vai dar mais espaço à concorrência; empresa quer evitar multa da UE
O Google informou às autoridades da União Europeia que fornecerá mais espaço na busca para serviços de competidores. A companhia é acusada por reguladores europeus de favorecer suas plataformas em detrimento da concorrência. A concessão, segundo comissários do bloco, deve facilitar um acordo para a empresa se livrar de acusações de truste e a evitar o pagamento de uma multa estimada em US$ 5 bilhões (cerca de R$ 11,11 bilhões).
Segundo Joaquin Almunia, comissário do bloco econômico, o anúncio do Google representa um “aumento significativo” nas concessões propostas à companhia. Desde 2010, o Google é acusado por competidores da região de dar preferência aos seus serviços e de negociar ofertas publicitárias de forma desleal.
A primeira proposta feita pelo Google para evitar o pagamento de multa foi em julho de 2012. No entanto, a União Europeia não achou a proposta suficiente após um ano de debates.
Dentre as medidas concretas prometidas pelo Google, diz Almunia, estão a possibilidade de as empresas concorrentes colocarem o logotipo delas próximo a links de seus serviços e o acesso a maior espaço nas páginas de resultados de busca.
“Com avanços significativos nas negociações, eu acho que nós temos a possibilidade de trabalhar novamente e achar uma solução efetiva”, disse o comissário Almunia, durante coletiva de imprensa realizada em Bruxelas, na Bélgica.
A decisão do processo contra o Google só deve sair em 2014.
Após uma década de discussões com a União Europeia, a Microsoft teve que pagar uma multa de 2,2 bilhões de euros (cerca de R$ 6,3 bilhões) por exercer monopólio no mercado de navegadores.
Kent Walker, advogado do Google, disse que a companhia sempre achou o sistema vigente justo, porém a Comissão Europeia “insistiu de forma veemente para que mudássemos a forma como mostramos os resultados de busca”. “Apesar da crescente competição online, nós tomamos a dura decisão de concordar com os requisitos necessários para chegarmos a um acordo”.
O Google é líder de audiência na Europa. Em vários países, a companhia detém 80% do mercado de buscas – em alguns chega até 90%. Já nos Estados Unidos, a porcentagem é de 67%, segundo dados da consultoria comScore.
(Com AP)
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