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Estudo: comentários no Facebook são mais educados que em sites de notícias

Segundo pesquisa, usuários costumam ser mais mal-educados em comentários anônimos - AP
Segundo pesquisa, usuários costumam ser mais mal-educados em comentários anônimos Imagem: AP

Do UOL*, em São Paulo

14/10/2013 15h11Atualizada em 14/10/2013 17h31

Um estudo da Universidade de Kent, de Londres (Reino Unido), concluiu que os usuários são mais educados ao comentar notícias no Facebook comparado a quando publicam de forma anônima. A pesquisa comparou posts feitos na versão eletrônica do jornal americano “Washington Post” com a página do Facebook da publicação.

Ao comparar os comentários de uma mesma notícia, Rowe concluiu que na página web do jornal há quase duas vezes mais chances de haver publicações com estereótipos, sarcasmos ou xingamentos.

“A ocorrência de comportamento mal-educado de leitores é significativamente mais comum na versão web do ‘Washington Post’, onde os usuários podem manter o anonimato, comparado com a versão no Facebook”, explicou o professor Ian Rowe.

Apesar de a situação ser “melhor” no Facebook, o pesquisador descobriu que, ao se identificar, os usuários também xingam e fazem comentários vulgares. No entanto, a ocorrência é menor.

O estudo de Ian Rowe, da Universidade de Kent, está disponível em formato PDF no site da instituição de ensino.

Recentemente, o YouTube começou a permitir comentários feitos apenas por usuários conectados com uma conta Google. A rede de vídeos passou a utilizar a plataforma do Google+ para tentar evitar comentários rudes antes escritos de forma anônima.

(Com “TechCrunch”)