Topo

Facebook libera publicação de posts públicos por usuários adolescentes

Do UOL, em São Paulo

16/10/2013 17h42

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (16) que vai mudar as configurações de visibilidade de posts criados por adolescentes. Usuários de 13 a 17 anos inscritos na rede social poderão fazer posts "públicos", e não apenas para “amigos de amigos”.

Contas criadas a partir desta quarta no Facebook por usuários entre 13 e 17 anos terão inicialmente a audiência restrita automaticamente para a configuração “Apenas amigos”.

  • Perfis de usuários entre 13 e 17 anos terão inicialmente a audiência restrita para a configuração “Apenas amigos”

Porém, caso queiram mudar a configuração de visibilidade, os adolescentes poderão tornar as postagens “públicas”. Até então, a audiência máxima permitida para o conteúdo publicado nos perfis deles era “Amigos de amigos”.

“Os adolescentes estão entre as pessoas mais ‘tecnológicos’ nas mídias sociais, e quando falamos de engajamento civil, ativismo ou seus pensamentos sobre novos filmes, eles querem ser ouvidos”, afirmou o Facebook no post em que anunciou a mudança.

Quando optar por um post 'Público', o adolescente receberá avisos explicando que aquele conteúdo passará a ser visível por qualquer usuário da rede social.

  • Divulgação

    O Facebook vai adicionar avisos especiais nos perfis de adolescentes quando eles mudarem a visibilidade de um post para 'Público'

Fim do anonimato nas buscas

O Facebook anunciou na última semana a remoção de um mecanismo antigo de busca. Ele permitia que os usuários da rede social se escondessem da busca pelo nome dentro do próprio site para não serem importunados. Como agora vai ser inevitável ser achado na rede social, o Facebook aconselha que o usuário preocupado com privacidade faça alguns ajustes nas configurações da rede.

Em um post no blog oficial da rede, o Facebook justificou a desativação pelo fato de poucas pessoas utilizarem o recurso (as que usam serão notificadas na página inicial sobre a desativação) e para que o recurso Busca Social (disponível parcialmente no Brasil) funcione corretamente.

Além disso, a funcionalidade fazia com que o recurso de pesquisa aparentasse não funcionar. “As pessoas comentavam que o site era confuso quando tentavam procurar alguém conhecido e não era possível localizá-los através dos resultados de pesquisa, ou quando duas pessoas estavam em um Grupo do Facebook e não podiam localizar um ao outro através da pesquisa”, diz o comunicado da companhia.