Topo

Redes sociais diminuem em 25% a produtividade no trabalho, aponta estudo

Os encontros com os amigos também diminuem com o uso de redes sociais, segundo o estudo, com 17 minutos perdidos no ""mundo real"" - Getty Images
Os encontros com os amigos também diminuem com o uso de redes sociais, segundo o estudo, com 17 minutos perdidos no ''mundo real'' Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 12h53

O impacto das redes sociais como o Facebook e Twitter no cotidiano dos usuários vai muito além do entretenimento, de acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia Política de Washington, nos Estados Unidos. Além de diminuir a produtividade no trabalho, esses sites também afetam o sono da pessoa e reduzem o número de encontros presenciais com os amigos.

Para cada hora gasta navegando nas redes sociais, cerca de 16 minutos de trabalho são perdidos – no final de um dia, isso totaliza cerca de seis horas e meia a menos. Ao longo do mês, são oito dias a menos de trabalho. O número equivale a cerca de 25% a menos de produtividade, em média.

Os encontros com os amigos também diminuem, segundo o estudo, com 17 minutos perdidos no “mundo real”. Em um ano, isso equivale a cerca de 18 dias a menos gastos na tarefa de ver os amigos. No caso das horas de sono, sete minutos são desperdiçados. 

Para realizar o estudo, o economista Scott Wallsten analisou oito anos de dados do governo dos Estados Unidos sobre os hábitos online dos norte-americanos entre 2003 e 2011.

“Esse estudo é um passo pequeno para entender os efeitos da internet na economia. Os dados mostram que o tempo gasto pela população com lazer online está aumentando”, disse.

Para o pesquisador, o tempo perdido no “mundo real” pode acabar afetando a economia, embora ele afirme que é necessária uma pesquisa mais aprofundada sobre esses “possíveis danos”.

Menos horas de estudo e TV
No caso dos jovens, o uso da internet tem afetado o tempo que eles dedicam aos estudos. Pessoas entre 15 e 19 anos desperdiçam 0,3 minuto de estudo para ficar navegando em redes sociais. No final do dia, isso equivale a cerca de sete horas.

O tempo gasto vendo TV também está caindo. Para cada minuto de atividade online, 0,28 minuto a menos é usado para assistir à televisão. Isso equivale a quase sete horas a menos por dia.

(Com Daily Mail)