Topo

"Manifestação" foi o termo mais comentado no Facebook Brasil em 2013

Facebook revela assuntos mais comentados; "Manifestação" foi o termo mais citado no Brasil em 2013 - Divulgação
Facebook revela assuntos mais comentados; "Manifestação" foi o termo mais citado no Brasil em 2013 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/12/2013 16h42Atualizada em 09/12/2013 17h39

O Facebook divulgou nesta segunda-feira (9) a lista com os assuntos mais comentados na rede social durante o ano. Segundo a rede, durante 2013, o termo que mais repercutiu no Brasil foi “manifestação”. Também aparece na lista dos principais termos a expressão “vem pra rua”.

Top 10 termos mais comentados no Brasil

1º Manifestação
2º Carnaval
3º Neymar
4º Rock in Rio
5º Papa Francisco
6º Mensalão
7º Copa das Confederações
8º Maracanã
9º Vem pra rua (ou #vemprarua)
10º Boate Kiss

O Brasil foi um dos 16 países onde o Facebook fez um levantamento das conversas estabelecidas entre os usuários. O termo “Manifestação” foi utilizado para se referir aos protestos que marcaram diversas cidades do país.

Na sequência do ranking vem os termos: “Carnaval”, “Neymar”, “Rock in Rio”, “Papa Francisco”, “Mensalão”, “Copa das Confederações”, “Maracanã”, “Vem pra rua” e “Boate Kiss” – tragédia em uma casa noturna que deixou centenas de mortos.

No ranking dos locais onde os usuários mais fizeram check-in (que indicam lugares visitados por usuários da rede social), há seis pontos turísticos do Estado de São Paulo: Parque Ibirapuera (1º), Estádio do Pacaembu (3º), Mercado Municipal de São Paulo (4º), Avenida Paulista (5º), Parque Villa Lobos (6º) e Riviera de São Lourenço (9º)

No Rio de Janeiro, os locais com o maior número de check-ins foram a Praia de Copacabana (2º) e a Cidade do Rock (10º) – durante o Rock in Rio 2013.

Na região Sul, os pontos turísticos que se destacaram foram Balneário Camboriú (7º) e Gramado (8º).

No mundo

O papa Francisco liderou o ranking de termos, eventos ou personalidades mais citadas durante o ano de 2013, segundo dados mundiais compilados pelo Facebook. O religioso, além de ter sido eleito chefe da Igreja Católica neste ano, fez sua primeira viagem internacional ao Brasil.

A palavra “eleição”,que apareceu em vários idiomas, ficou em segundo lugar. De acordo com a rede, a explicação para isso foram os diversos pleitos que ocorreram durante o ano. Países como Irã, Quênia, Índia e Italia foram alguns que tiveram eleições nacionais.

Na sequência do ranking vem: “Bebê Real”, “Tufão”, “Margaret Thatcher”, “Harlem Shake”, “Miley Cyrus”, “Maratona de Boston”, “Tour de France” e “Nelson Mandela”.