Topo

Notebook cumpridor, Sony Vaio Fit 15E oferece ótimo sistema de som

Sony Vaio Fit 15E é excelente para reproduzir músicas - Divulgação
Sony Vaio Fit 15E é excelente para reproduzir músicas Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

19/12/2013 06h00Atualizada em 16/01/2014 13h49

O Sony Vaio Fit 15E é um notebook cumpridor, mas oferece um ótimo sistema de som: tem dois potentes alto-falantes e um subwoofer integrado, que entregam canções potentes, com sons graves e sem distorção mesmo nos volumes mais altos. Por isso, ele deve agradar os fãs de música que não precisam de um computador cheio de recursos. 

Direto ao ponto

Nome: Sony Vaio Fit 15E
Sistema: Windows 8
Tela: 15,5 polegadas
Tela: 15,5 polegadas
Memória RAM: 4 GB
Disco Rígido: 750 GB
Processador Intel Core i5 de 1,8 GHz
Conexões: Bluetooth 4.0, NFC, USB Charger (permite carregar dispositivos mesmo com o PC inativo)
Dimensões (LxAxP, em cm): 37,8 x 2,5 x 26 cm; 2,5 kg
Acessórios: headphone MDR-ZX300
Preço sugerido: R$ 2.500
Pontos positivos: Excelente para reproduzir música, boa gama de softwares pré-instalados; vendido com bom fone
Pontos negativos: Caro pelo conjunto de hardware que oferece; não oferece tela touchscreen; touchpad mediano

Além do conjunto sonoro embarcado no computador de 15 polegadas, há ainda outros itens que reforçam a pegada musical do 15E: ele é vendido com um bom headphone, com pontas acolchoadas, que encaixa bem na cabeça e garante longas jornadas sem incomodar. Seu áudio também é bastante bom, com graves fortes e sem abafamento ou distorções. 

Insistindo nos recursos de áudio, o computador é vendido com uma série de programas que complementam a experiência sonora. Entre os destaques, há o S-Force Front Surround 3D, que reproduz sons oferecendo a sensação de espaço, e o Clear Phase, que corrige faixas de áudio, tornando-as mais limpas. Completam o pacote de atrações os excelentes editores de áudio SoundForge Audio Studio 10.0 e Acid Music Studio 9.0.

Uso geral

Se descontar as questões sonoras, o Fit 15E é um bom notebook, mas um tanto caro pelo conjunto de hardware que oferece.

Ele permite realizar tarefas do dia a dia sem demora ou travamento - acessar e-mails e trabalhar com a internet em geral ou ainda usar softwares de pacotes de escritório, por exemplo.

Os problemas aparecem quando se quer realizar ações mais pesadas, como trabalhar com imagens ou vídeos com dezenas de MB (megabytes). Até mesmo descompactar conteúdos em RAR ou ZIP pode demorar muito, caso o conteúdo desses pacotes contenha mais de 50 MB.

A interface com o usuário conta com um teclado bastante bom, com botões espaçados e ótimo relevo, o que facilita a digitação e acesso a atalhos. Por outro lado, o touchpad decepciona, dado que a área inferior - que normalmente faz as vezes de botões esquerdo e direito do mouse - empaca nos comandos. Além disso, a tela “insensível” ao toque pode decepcionar no uso do Windows 8.