Telefonia móvel segue como "líder" de queixas feitas à ouvidoria da Anatel
A telefonia móvel continua como o serviço com maior número absoluto de reclamações feitas até novembro de 2013 à ouvidoria da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), de acordo com relatório divulgado em 31 de dezembro pelo próprio órgão. Em 2012, os serviço também ocupava o topo da lista.
Serviço | Nº de queixas em 2013 | Nº de queixas em 2012 |
Telefonia móvel | 2.633 | 2.344 |
Telefonia fixa | 2.069 | 1.571 |
Internet fixa | 1.072 | 961 |
TV por assinatura | 788 | 641 |
Outros | 828 | 697 |
Internet móvel | 205 | 289 |
Celular via rádio | 132 | 206 |
- Fonte: Sistema de Ouvidoria da Anatel
O ouvidoria, embora tenha a missão acolher queixas referentes à própria agência estatal, também registra esse tipo de manifestação para análises e recomendações. A maioria delas, indica o relatório, se refere às prestadoras de serviços de telecomunicações.
Até novembro de 2013, a ouvidoria havia recebido 2.633 reclamações referentes ao serviço de telefonia móvel.
Em seguida, está a telefonia fixa com 2.069 queixas. Em terceiro, aparece a internet fixa (1.072).
Completam a lista de queixas a TV por assinatura com 788 manifestações e outros serviços como ‘combos’ (828). No final estão os serviços de internet móvel (205) e celular via rádio (132), que apresentaram queda no número de reclamações em relação a 2012.
Queixas na telefonia móvel
Ainda de acordo com o relatório da ouvidoria da Anatel, houve uma mudança na ordem das queixas mais comuns na telefonia móvel de 2012 para 2013.
Em 2012, a cobrança indevida liderava a lista, seguida de prestação de serviços (reparo, instalação e continuidade na prestação de serviço), qualidade do serviço, cancelamento e atendimento.
Já em 2013, a principal queixa foi em relação à prestação de serviço, seguida da cobrança indevida, qualidade do serviço, atendimento e, por último, cancelamento.
Embora a atuação da ouvidoria se restrinja às queixas em relação à Anatel, esses registros são computados para ajudar nem análises e recomendações em conjunto aos registros gerais de atendimento da agência.
A Anatel mantém um link no site direto para o registro de reclamações, além de atender via e-mail (ouvidoria@anatel.gov.br) e pelo telefone (61) 2312-2081.
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