Topo

Nerd noveleiro deixa palestras da Campus Party de lado por "Amor à Vida"

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

31/01/2014 06h00

Em meio aos 8.000 campuseiros baixando arquivos a 40 Gbps (Gigabits por segundo) e jogando online freneticamente na Campus Party 2014, um jovem vidrado na telinha do notebook assistia na quinta-feira (30) a uma cena com Félix, de "Amor à Vida". Nerd noveleiro? Sim, ele existe: Gabriel Vincent, 20, estava acompanhando o antepenúltimo capítulo da novela, que vai terminar nesta sexta-feira (31).

O carioca é programador de software e está participando pela segunda vez da Campus Party, evento que reúne fãs de tecnologia em São Paulo. Ele afirma estar ansioso para ver o último capítulo da novela das nove e que tem se virado como pode para não perder as emoções finais do folhetim.

Sem uma televisão por perto nem celular que capta TV digital, o jeito foi buscar alternativas na internet. "Tentei assistir ao capítulo de quarta-feira em sites de streaming ao vivo que eu achei dando um 'Google' mesmo."

  • Junior Lago/UOL

    O interesse por novelas, diz Vincent, foi herdado da mãe, que não perde um folhetim

Ele não contava, no entanto, com as interrupções na exibição via streaming usando a conexão ultraveloz disponível no evento. "Infelizmente o servidor aqui não deu conta do tráfego na hora que eu estava acessando", diz o programador, arriscando um “diagnóstico” da rede.

Como foi difícil acompanhar o capítulo ao vivo, Vincent explica que infelizmente acabou tendo de vê-lo só no dia seguinte, quando ficou disponível no site oficial de "Amor à Vida". Ele lamenta, mas acredita que o mesmo vai acontecer em relação ao capítulo final – provavelmente vai vê-lo só no sábado (1º) de manhã. "Vou evitar entrar nos sites que vão comentar o que aconteceu no capítulo final, senão vai perder a graça."

De mãe para filho

Vincent afirma não se importar com o rótulo de noveleiro – e nem com o de nerd. "Tem gente que acha que entretenimento é ver 'The Big Bang Theory'. Claro que é legal, mas não tem a mesma crítica social que a novela brasileira traz. E é isso que o nerd busca... conhecimento", brinca.

O gosto pelas novelas vem da influência da mãe de Vincent, que é roteirista e trabalha na área de televisão. O próprio Vincent talvez siga carreira em TV: vai começar um curso de teatro em breve. "Ela [a mãe] já tinha o costume de ver com a mãe dela, sabe o nome de todos os atores e atrizes e sempre em casa a televisão está ligada em alguma novela. Acabo acompanhando mesmo que não queira."