Topo

Zuckerberg diz que próxima missão do Facebook é conectar o resto do mundo

Mark Zuckerberg, durante anúncio da compara da rede social de fotos Instagram, em abril de 2012  - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Mark Zuckerberg, durante anúncio da compara da rede social de fotos Instagram, em abril de 2012 Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/02/2014 07h42

No aniversário de dez anos do Facebook, nesta terça-feira (4), o cofundador Mark Zuckerberg escreveu um texto em seu perfil sobre o passado e futuro da maior rede social do mundo. Ele lembra a criação do site em Harvard e também fala qual é a próxima missão da rede social.

“Hoje, somente um terço da população do mundo tem acesso à internet. Na próxima década, teremos a oportunidade e responsabilidade de conectar os outros dois terços.” Confira na íntegra o texto, escrito originalmente em inglês.

"Hoje é o aniversário de dez anos do Facebook.

Foi uma jornada incrível até aqui e sou muito grato por fazer parte disso. É raro poder tocar tantas vidas e tento me lembrar de fazer o máximo todos os dias e causar o maior impacto que posso.

As pessoas frequentemente perguntam se eu sempre soube que o Facebook se tornaria o que é hoje. De jeito nenhum.

Mapa mostra conexões já feitas entre duas pessoas no Facebook

Lembro-me de pedir pizza com meus amigos uma noite na faculdade, logo depois de abrirmos o Facebook. Eu disse a eles que estava empolgado em ajudar a conectar as pessoas da faculdade, mas que um dia alguém precisaria conectar todo o mundo.

Sempre achei que isso era importante – dar às pessoas o poder de compartilhar e estar conectadas, permitindo que elas criassem sozinhas suas próprias comunidades.

Quando penso nos últimos dez anos, uma pergunta que me faço é: por que fomos nós que criamos isso? Éramos apenas estudantes. Tínhamos menos recursos que empresas grandes. Se eles tivessem se concentrado neste problema, poderiam ter criado isso [o Facebook].

A única resposta que posso pensar é: a gente se preocupava mais.

Enquanto alguns duvidavam que conectar o mundo era realmente importante, nós estávamos construindo [o Facebook]. Enquanto outros duvidavam que seria algo sustentável, vocês estavam formando conexões duradouras.

Nós simplesmente nos preocupávamos mais do que os outros em conectar o mundo. E ainda somos assim hoje.

É por isso que estou ainda mais empolgado em relação aos próximos dez anos do que em relação aos últimos dez. Os primeiros dez anos foram para desenvolver essa rede. Agora temos os recursos para ajudar pessoas em todo o mundo a resolver problemas maiores e mais importantes.

Hoje, somente um terço da população do mundo tem acesso à internet. Na próxima década, teremos a oportunidade e responsabilidade de conectar os outros dois terços.

Hoje, as redes sociais estão mais voltadas a compartilhar os momentos. Na próxima década, elas também ajudarão você a responder perguntas e resolver problemas complexos.

Hoje, temos apenas algumas formas de compartilhar nossas experiências. Na próxima década, a tecnologia nos permitirá criar muitas outras maneiras de capturar e comunicar novos tipos de experiências.

Tem sido incrível ver como todos vocês têm usado nossas ferramentas para construir uma comunidade real. Vocês compartilharam os momentos felizes e tristes. Vocês começaram novas famílias a mantiveram conectadas as famílias espalhadas. Vocês criaram novos serviços e construíram pequenos negócios. Vocês se ajudaram de muitas formas.

Sou muito grato por poder ajudar a construir essas ferramentas para vocês. Sinto uma profunda responsabilidade em tirar melhor proveito do meu tempo aqui e servi-los da melhor forma.

Obrigado por me deixar ser parte dessa jornada."