Topo

Neknominate: virar bebida e postar no Facebook teria causado três mortes

Neknominate: jovens australianos fazem amigo beber cerveja em privada como parte do desafio - Reprodução
Neknominate: jovens australianos fazem amigo beber cerveja em privada como parte do desafio Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/02/2014 12h20Atualizada em 18/02/2014 14h17

Uma nova brincadeira na internet tem deixado vítimas fatais, segundo a publicação britânica "Daily Mail". Chamada neknominate, ela consiste em filmar uma pessoa virando um copo de bebida (geralmente algo alcoólico), pedir para outro amigo fazer o mesmo e, na sequência, postar no Facebook. Só no Reino Unido já foram registradas três mortes ligadas à mania, de acordo com a publicação.

Neknominate signfica "neck your drink and nominate another" (algo como: vire sua bebida e indique outra pessoa). Segundo o "Daily Mail", a mania começou na Austrália e acabou sendo espalhada para vários países. No Reino Unido, os primeiros registros da brincadeira são de janeiro deste ano.

Os vídeos postados, na maioria das vezes, têm tom de desafio. Em um deles, por exemplo, um rapaz esvazia uma cerveja em um vaso sanitário e dois amigos o seguram pelas pernas até que ele beba tudo.

Há ainda um em que uma mulher entra em um supermercado de lingerie e toma uma cerveja. E outro em que uma jovem de maiô vai até uma rede de fast food, pede um copo, coloca cerveja nele e vira a bebida.

  • Reprodução

    Mulher de lingerie participa de desafio neknominate dentro de supermercado no Reino Unido

Casos fatais

A primeira vítima da brincadeira no Reino Unido foi o estudante Isaac Richardson, 20. Ele foi desafiado a beber uma mistura de uísque, vodca, vinho e cerveja. Ele tomou o drinque e morreu após algumas horas. O segundo caso envolveu Stephen Brookes, 29, que tomou de uma vez só pouco mais de meio litro de vodca.

  • Reprodução/Facebook

    Bradley Earmes, 20, morreu após beber dois copos de gim; ele tem sido considerado a terceira vítima da brincadeira do Reino Unido

No caso mais recente, Bradley Eames, 20, bebeu dois copos de gim. Na gravação, ele mostra que está bem após virar a bebida. No entanto, após algumas horas, ele começou a dizer que não estava se sentindo bem e morreu.

Os casos estão sob investigação. Ainda não se tem certeza que a bebida foi a única causa da morte - sabe-se apenas que os três ingeriram altas doses de álcool antes de morrerem.

Advogados britânicos dizem que quem participa desse tipo de desafio pode ser alvo de processo. No caso de morte, pode haver, inclusive, acusação de homicídio. "Se uma pessoa sabe dos riscos, em função de toda mídia sobre os casos recentes, ela pode ser processada", disse o advogado Julian Young em entrevista ao “Daily Mail”.

De acordo com o médico Phil White, do comitê médico de North Wales, é uma questão de tempo que mulheres também apareçam entre as vítimas da brincadeira. “Jogos de bebida são perigosos. O neknominating parece ser um desafio para as pessoas fazerem coisas bestas. Mas se você não está acostumado a beber, isso pode prejudicá-lo muito”, aconselhou.