UOL Testa: Celulares

Samsung Galaxy S5 traz recursos fitness e de segurança, mas pouca inovação

Ana Ikeda

Do UOL*, em Barcelona

  • Albert Gea/Reuters

    Samsung Galaxy S5 tem sensor biométrico, câmera de 16 megapixels e medidor de batimentos cardíacos

    Samsung Galaxy S5 tem sensor biométrico, câmera de 16 megapixels e medidor de batimentos cardíacos

"O usuário quer um dispositivo que traga melhorias relevantes para o seu cotidiano." Podemos acrescentar à fala de JK Shin, diretor-executivo da Samsung, mais um detalhe: também gostamos de inovação. O Galaxy S5, apresentado nesta segunda-feira (24) em Barcelona (Espanha) se destaca por ser, ao mesmo tempo, smartphone, câmera e acessório fitness. Mas o anúncio não chegou a impressionar quem esperava tecnologias inéditas.

A Samsung, que tinha surpreendido ao lançar o S4 e propor "uma nova forma" de usar os smartphones, dessa vez limitou-se a acompanhar a evolução da concorrência. Com já esperado o leitor biométrico, igualou-se à Apple. Os recursos "sofisticados" da câmera com foco seletivo e gravação em 4k (ultrarresolução) a deixaram no páreo com Nokia e Sony, respectivamente. A grande inovação ficou a cargo do monitoramento dos batimentos cardíacos embutido no aparelho, que é combinado ao acompanhamento da saúde do usuário.

O monitor funciona em conjunto com o aplicativo SHealth, presente no S4 e que agora chega à versão 3.0. Ele acompanha a atividade física, alimentação e sono, dando dicas para que a pessoa cuide da própria saúde.  O smartphone também é compatível com três novos relógios inteligentes (Gear 2, Neo e Fit), apresentados nesta segunda em Barcelona. No caso do último, a proposta de acompanhamento fitness fica mais completa: os dados capturados pelo Fit, que também conta com monitor de batimentos cardíacos, são enviados ao aplicativo de saúde do telefone celular.

  • Ana Ikeda/UOL

    Monitor cardíaco do Galaxy S5 fica na parte traseira do telefone, próximo ao flash da câmera

Em termos de hardware, a configuração é a esperada para um modelo top de linha - e não evolui muito em relação ao Galaxy S4. O celular tem conexão 4G (tecnologia Cat.4, que promete atingir até 150 Mbps em redes compatíveis), tela super Amoled Full HD (1.920 x 1.080 pixels), processador quad-core (quatro núcleos) de 2,5 GHz, 2 GB de RAM, armazenamento de 16 GB ou 32 GB, câmera frontal de 2 megapixels, bateria com 2.800 mAh, tecnologia NFC (de transmissão de dados via contato) e Android 4.4.2 (Kit Kat). Suas dimensões são 14,2 x 7,25 x 0,8 cm, e o peso fica em 145 gramas. 

A novidade será lançada em 11 de abril, em 150 países, incluindo o Brasil. O preço, de acordo com a fabricante, deve ser anunciado na proximidade do início das vendas.

Galaxy S5 tem leitor de digital e modo "babá" para pais

Câmera 

Para usuários que sentem falta de ajustes profissionais na câmera do smartphone, o Galaxy S5 traz dois recursos que podem agradar. O primeiro é o foco em objetos em 0,3 segundo. É tão rápido que permite apontar o aparelho em qualquer direção, displicentemente, e disparar repetidamente sem perder as imagens tiradas. Bem diferente daquele costume que adquirimos em dar um toque leve na tela para ajustar o foco em um objeto. 

  • Reuters

    Detalhe da parte traseira do Galaxy S5

A segunda novidade é o foco seletivo, que destaca um objeto ou pessoa na cena, deixando o restante desfocado. Apesar de dar um toque mais refinado às imagens, o efeito também pode ser obtido com aplicativos de edição, como o Snapseed.

Fora isso, a câmera do S5 pode gravar em 4k (ultradefinição), seguindo a tendência do mercado que já conta com televisores (bem caros) compatíveis, mas poucos dispositivos ainda capazes de produzir conteúdo com essa qualidade. A tela Full HD do smartphone não acompanha a mesma tecnologia. 

Segurança

Um conjunto de recursos de segurança, que vão do bloqueio do smartphone ao uso por crianças, foi apresentado pela Samsung. O mais esperado era o leitor biométrico – já presente no iPhone 5s, da Apple. Porém, o do S5 funciona de forma diferente, com a leitura da digital do usuário na tela, e não no botão físico. A vantagem é que o ato de deslizar o dedo representa uma impressão digital não estática - teoricamente, mais difícil de ser burlada por artimanhas (como cópias de silicone). Além disso, a informação é criptografada ao ser armazenada no celular, aumentando a segurança.

O S5 também deverá dispor do Knox, sistema da Samsung capaz de criar um ambiente seguro dentro do Android e oferecida atualmente para empresas. Porém, a fabricante não deu detalhes de como o Knox será integrado ao smartphone. O anuncio será feito separadamente, ainda no MWC 2014.

No caso da segurança física, a Samsung garante que o S5 é resistente à água e poeira.  A tecnologia IP67 só o protege se ele for molhado na superfície (em caso de chuva, por exemplo), mas não se ficar submerso. Na área de demonstração, não foi possível testar esse recurso.

Por ultimo, o Kids Mode vai ajudar pais preocupados com que os filhos acessam no smartphone. Ele cria uma espécie de ambiente separado, com aplicativos infantis da própria Samsung, para que as crianças desenhem, acessem vídeos e tirem fotos. Se os pais quiserem, podem colocar outros aplicativos dentro do Kids Mode. As crianças só saem desse ambiente se descobrirem a senha de segurança de quatro dígitos dos pais.

  • Ana Ikeda/UOL

    No Kids Mode, pais podem configurar apps específicos para os filhos utilizarem no Galaxy S5

Bateria 

O "calcanhar de Aquiles" dos smartphones foi levado a sério pela Samsung. Além da bateria com maior capacidade (praticamente obrigatória com a inserção de recursos que consomem mais energia, como a câmera), há uma ajuda do software para a economia do item. Não à toa foi chamado de "modo de ultraeconomia de energia".

Quando ligado, deixa apenas os recursos essenciais ativados e torna a exibição na tela preta e branca. 

Com tudo isso, o smartphone chega a ter autonomia de 24 horas com apenas 10% de bateria se ficar em stand-by, segundo a Samsung. Em 4G, a capacidade da bateria é de dez horas. Para os usuários que gostam de vídeo, a fabricante promete 12 horas ininterruptas de exibição.

Compare os smartphones

 
Especificações
Galaxy S4
Galaxy S5
Tela 5'' (1920 x 1080) 5,1'' (1920 x 1080)
Processador Octa-core de 1,4 GHz / Quad-core de 1,9 GHz Quad-core de 2,5 GHz
Conectividade 4G / NFC / Wi-Fi 4G / NFC / Wi-Fi
Memória RAM 2 GB 2 GB
Armazenamento 16 GB / 32 GB / 64 GB 16 GB / 32 GB
Câmera 13 MP atrás / 2 MP frente 16 MP atrás / 2 MP frente
Peso 130 g 145 g
Dimensões 136,6 x 69,8 x 7,9 mm 142 x 72,5 x 8,31 mm
Sistema Android 4.2.2 Android 4.4.2
Recursos de segurança Tradicional Leitor biométrico

* A jornalista viajou a convite da Ericsson.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos