Topo

Criador da impressora 3D entrará para hall da fama de inventores nos EUA

Charles Hull, 75, inventor da impressão 3D entrará para o hall da fama de inventores dos EUA  - Divulgação
Charles Hull, 75, inventor da impressão 3D entrará para o hall da fama de inventores dos EUA Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/03/2014 12h28

Charles Hull, 75, inventor da impressão 3D, entrará neste ano para o NIHF (hall da fama de inventores nacionais, em tradução livre). Segundo comunicado divulgado pela empresa 3D Systems, criada por Hull, ele receberá a homenagem por causa de seu “trabalho transformador e de impacto global na invenção da impressão 3D”.

“Hull é o inventor da estereolitografia, o primeiro protótipo da tecnologia conhecida como impressão 3D. Seus primeiros usos foram em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, mas hoje suas aplicações parecem infinitas. A técnica tem sido usada para criar qualquer coisa, de tênis a peças de avião, passando por órgãos artificiais, peças de arte, instrumentos musicais e roupas”, diz o NIHF

Formado em engenharia pela Universidade do Colorado, Hull criou em 1983 a tecnologia quando desenvolvia lâmpadas para solidificação de resinas. Em 1986, fundou a 3D Systems para comercializar sua invenção de patente 4.575.330. 

A cerimônia será em 21 de maio em Alexandria (Virgínia, EUA). Steve Jobs e Steve Wozniak, cofundadores da Apple, já entraram para esse hall da fama, assim como Thomas Edison, Henry Ford e Albert Einstein.