Topo

Com iOS 7.1, usuário é avisado que compra dentro de apps continua ativa

Os tablets são boas "babás" para as crianças, até os pais descobrirem compras dentro de aplicativos ditos gratuitos e terem de arcar com gastos dos filhos - Arte/UOL
Os tablets são boas 'babás' para as crianças, até os pais descobrirem compras dentro de aplicativos ditos gratuitos e terem de arcar com gastos dos filhos Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/03/2014 15h14

A última atualização do iOS (7.1), sistema móvel da Apple, traz uma mensagem de alerta informando que o login do usuário está ativo para compras dentro de aplicativos pelos próximos 15 minutos depois que ele insere a senha. A nova versão está disponível desde a última segunda-feira (10).

Isso é particularmente útil para pais que deixam os filhos usar os dispositivos móveis à vontade. As crianças acabam fazendo compras dentro de aplicativos enquanto a sessão está ativa e os pais só percebem quando recebem a fatura da Apple Store nos cartões de crédito ou e-mail.

Quando inserem a senha para completar  uma compra dentro de um aplicativo, os usuários verão uma mensagem aparecer na tela do dispositivo. Ela informa que durante os próximos 15 minutos será possível fazer compras sem digitar novamente a senha. Além disso, sugere ao usuário acessar Configurações > Geral > Restrições para alterar essa permissão.$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-foto$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/com-ios-71-usuario-e-avisado-que-compra-dentro-de-aplicativo-esta-ativa-pelos-proximos-15-minutos-1394734411626.vm$escape.getQ())

Queixa nos EUA
Em janeiro, a FTC, entidade que regulamenta o comércio nos Estados Unidos, informou que a Apple reembolsaria consumidores por cobranças indevidas em aplicativos de crianças sem o consentimento dos pais. A companhia americana pagou pelo menos US$ 32,5 milhões (quase R$ 76,4 milhões) para retirar a queixa registrada na entidade.  

A infração da companhia era a de não informar aos pais que, ao digitar uma senha, eles liberam uma compra para o usuário e que essa pessoa possa fazer compras ilimitadas por um período de 15 minutos. Segundo a entidade, a empresa apenas exibe uma área de senha e não especifica essas informações sobre as possibilidades de compra.

Na época, a FTC indicou que a Apple deveria ainda mudar as práticas de cobrança em sua loja de aplicativo no mercado norte-americano. Com a atualização do iOS 7.1, a medida parece ter sido atendida em parte.