Dicas de Tecnologia

Aplicativos de fábrica ajudam a localizar smartphone roubado; saiba usar

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

    Com ajuda do GPS do smartphone, aplicativos conseguem localizar aparelho perdido

    Com ajuda do GPS do smartphone, aplicativos conseguem localizar aparelho perdido

Achar o smartphone roubado não é mais uma funcionalidade exclusiva de determinados sistemas operacionais. Todas as principais plataformas contam com opções que permitem saber onde o aparelho está, bloqueá-lo remotamente ou fazê-lo tocar para facilitar na busca.

Para funcionar, é preciso ter o telefone configurado e que o dispositivo esteja ligado e tenha uma conexão ativa à internet. Se o aparelho for desligado ou estiver sem conexão, as ferramentas deixam de funcionar.

A seguir, veja como configurar o localizador de smartphone nos sistemas Android, iOS e Windows Phone

Android

Para configurar o localizador de dispositivo no Android, o usuário deve, primeiramente, ter um aparelho com versão do sistema igual ou superior a Android 2.3 e ativar o recurso no smartphone.

Para isso, vá ao menu Aplicativo e ache a opção Google Settings (configurações do Google).

Reprodução

Selecione Local e, na sequência, marque a opção "Localização"

Reprodução

Para saber a localização do aparelho, há duas formas: via aplicativo (basta baixar o "Gerenciador de Dispositivos Android" no Google Play e fazer login) ou pelo navegador. Pela web é preciso acessar o www.google.com/android/devicemanager. Nesse painel de controle, é possível fazer o aparelho tocar, bloqueá-lo remotamente ou apagar todo o conteúdo do telefone.

Reprodução

iOS

O iPhone traz o aplicativo "Buscar meu iPhone" nativo no aparelho. No entanto, é necessário configurá-lo corretamente para conseguir a localização do dispositivo remotamente.

O primeiro passo é ter uma conta no iCloud (serviço na nuvem da Apple). Ter um login na plataforma da Apple é um dos primeiros passos sugeridos pelo sistema após ligar um iPhone pela primeira vez. A conta no iCloud pode ser tanto um e-mail da Apple (com extensão @me.com/@icloud.com) ou um e-mail de outro provedor cadastrado.

Vá ao menu "Ajustes" > "iCloud" e acione a opção Buscar meu iPhone (caso não esteja acionada).

Reprodução

Para acessar o dispositivo perdido, há duas opções. Por meio de outro aparelho da Apple com o aplicativo "Buscar meu iPhone" (basta fazer login com os dados do iCloud) ou pelo navegador de um computador. Para isso, é necessário fazer login em iCloud.com e clicar no ícone do "Buscar meu iPhone".

Reprodução

Além da localização do aparelho, no painel de controle do iCloud é possível reproduzir um som (para ajudar a achar o aparelho), acionar o "Modo perdido" (que bloqueia o dispositivo remotamente e envia uma mensagem para a pessoa que achou) e a opção apagar, que deleta todo o conteúdo do smartphone.

Reprodução

Windows Phone

Para localizar o Windows Phone, a Microsoft exige que o usuário tenha uma conta no serviço de e-mail da companhia (Outlook.com/Hotmail.com) associada ao telefone. Essa configuração é feita logo que o aparelho é ligado pela primeira vez.

Caso o usuário não saiba se tem uma conta da Microsoft atrelada ao seu telefone, é necessário ir ao menu "Configurações" > "E-mail + contas". No item conta da Microsoft deve ter um e-mail com extensão (@hotmail, @outlook, @msn ou @live).

Para localizar o telefone, é necessário acessar pelo computador a página windowsphone.com e clicar na opção "Find my phone" (Buscar meu telefone). Na sequência, o usuário será direcionado a uma página de login, onde ele deve inserir as informações de sua conta Microsoft.

Reprodução

Para achar o telefone, basta clicar no botão "Find my phone". Após um tempo, o sistema retornará a localização do aparelho em um mapa.

Reprodução

Nesta janela do "Find my phone", é possível fazer o aparelho tocar remotamente clicando na opção Ring, bloquear o dispositivo na opção Lock ou apagar todo o conteúdo do smartphone na opção Erase.

Reprodução

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos