Topo

Excel: aprenda a somar produtos semelhantes em planilha de vendas

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

17/07/2014 06h01

O leitor Rodrigo enviou uma planilha ao UOL Tecnologia pedindo ajuda em uma planilha de Excel. Ele quer somar as vendas de sua empresa, considerando as diferentes categorias de produtos.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Para isso, será preciso reorganizar a lista de acordo com o nome dos itens. Depois, somar a quantidade vendida para cada consumidor diferente, utilizando a fórmula de soma. Veja abaixo como fazer.

Passo 1. Com a planilha aberta, selecione a coluna com os nomes dos diferentes produtos. Na guia Dados, clique no símbolo com as letras A e Z, ao lado de uma seta para baixo. Na janela que aparecer, marque “Expandir a seleção” e clique em “Classificar”. 

1 tutorial excel soma de produtos parecidos  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Passo 2. Todos os itens foram reorganizados. É hora de criar fórmulas de soma para calcular a quantidade de produtos vendidos para diferentes lojistas (exemplo pedido pelo leitor). Crie uma segunda tabela com duas colunas. Preencha uma delas com os nomes dos produtos. 

2 tutorial excel soma de produtos parecidos  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução


Passo 3. A segunda tabela criada indicará a soma dos produtos agrupados na primeira tabela. Para isso, clique em uma célula em branco e digite =SOMA(código da célula inicial:código da célula final). No exemplo, considerando todas as células de “banana”, ficou assim: =SOMA(C2:C10). 

3 tutorial excel soma de produtos parecidos  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução


Passo 4. Repita o procedimento para os outros produtos. No exemplo, somamos todas as vendas relacionadas a jabuticaba. 

4 tutorial excel soma de produtos parecidos  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução


Passo 5. Depois de repetir o processo com todos os produtos, crie uma nova tabela para inserir o resultado total de produtos vendidos. Preencha o campo com a fórmula =SOMA(total do primeiro produto vendido: total do último produto). No exemplo, ficou assim: =SOMA(H3:H9). 

5 tutorial excel soma de produtos parecidos  - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução