Thinkstock

Dicas de Tecnologia

Saiba como apagar o histórico do Skype em diferentes computadores

Bianca Bellucci e Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

A leitora Karine entrou em contato com o UOL Tecnologia para solucionar uma dúvida sobre o Skype. Toda vez que ela acessa o programa de bate-papo, independentemente do computador, aparecem suas últimas mensagens. Ela gostaria de eliminar o histórico de forma geral.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

É possível responder à solicitação, mas apenas em partes. Isso porque é possível deixar de salvar as conversas do Skype, com exceção da última – ela sempre aparecerá por padrão no histórico do usuário. Então, na prática, é possível eliminar a troca de mensagens até a penúltima.

Veja o passo a passo de como impedir o armazenamento do histórico, lembrando que a última troca de mensagens fica sempre registrada.

1) No Skype, vá até o menu superior e clique em "Ferramentas". Depois selecione "Opções...".

Reprodução
2) No menu do lado esquerdo, escolha a aba "Privacidade". Em "Manter histórico por", mude a opção para "sem histórico". Clique em "Limpar histórico", na frente do item, e depois clique em "Salvar". Desta forma, as conversas não aparecerão mais em nenhum computador.

Se quiser driblar o Skype e eliminar também a última mensagem, há uma gambiarra. Depois de terminar a conversa, feche o Skype. Abra-o novamente, escreva qualquer texto sem importância para seu amigo (aquele mesmo com quem conversava anteriormente) e envie. Depois, feche novamente o software.

Quando reabri-lo, em qualquer computador que seja, aparecerá o último texto enviado. Mas, em vez de ser uma troca "real" de mensagens, será possível ver somente aquele último trecho sem importância. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos