Dicas de Tecnologia

Backup do smartphone: saiba como armazenar os dados com segurança

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Sistemas mais usados em smartphones oferecem opção de backup na internet

    Sistemas mais usados em smartphones oferecem opção de backup na internet

Fazer o backup dos dados de seu smartphone é sempre útil: assim você garante que não perderá informações importantes, como fotos e contatos. Os sistemas operacionais mais usados em telefones inteligentes contam com funções nativas ou aplicativos específicos para a tarefa de fazer uma cópia de segurança do dispositivo.

Veja a seguir como fazer backup de informações no Android, Windows Phone e no iOS (da Apple).

Android
Reprodução
Tela de configuração do sistema Android permite configurar backup

O Google sugere que donos de sistemas Android (a partir da versão 3.0) ativem a opção de backup do próprio aparelho. Para isso, é preciso que o usuário vá ao menu Configurar > Fazer backup e redefinir. Em seguida, marque as opções "backup dos dados" e "restauração automática". Com isso, o usuário associa sua conta do Gmail aos seus dados - ao comprar um novo aparelho, por exemplo, dados e aplicativos serão baixados automaticamente.

Para guardar fotos e vídeos, uma opção é fazer uma cópia desses arquivos diretamente na internet, usando o Google Drive. Para isso, o usuário deve abrir o aplicativo Fotos (que vem instalado junto com o Google+), tocar na opção "Configurações" e escolher "Backup automático". 

É recomendável fazer essa operação com o smartphone conectado a uma rede Wi-Fi, pois o uso de dados é intenso durante o processo.

Windows Phone

No sistema da Microsoft, há diversas opções de backup. Para acessá-las, é necessário ir ao menu Configurações (que fica na lista de aplicativos) > Backup. Lá, o usuário pode escolher modalidades como "Backup de configurações", "Aplicativos + configurações", "Backup de SMS" e "Fotos e vídeos". É recomendável fazer a operação com o telefone conectado a uma rede Wi-Fi.

A recuperação das informações é realizada assim que o usuário fizer login com sua conta Windows Live em um novo aparelho com o sistema Windows Phone.

iOS
Reprodução
Recurso do iOS permite configurar backup de aparelho no iCloud, sistema de armazenamento da Apple

Em aparelhos móveis da Apple, o backup pode ser feito no iCloud (ambiente de armazenamento na internet da Apple) ou no iTunes (programa gerenciador da companhia). A empresa recomenda o uso do primeiro para guardar informações "leves", como lista de favoritos, contatos e calendários. Já o segundo é recomendável para quem tem muitas fotos e vídeos no dispositivo.

Para fazer o backup via iCloud, o usuário deve em seu dispositivo ir ao menu Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup. Para restaurar os dados, o usuário deve ligar um dispositivo "limpo" (sem dados) e aparecerá a opção de restaurar um backup. Esse processo exige conexão à internet em uma rede Wi-Fi.

No backup via iTunes, é necessário ter a versão mais atual do programa. Na sequência, conecte o dispositivo ao computador, abra o programa e vá ao menu Arquivo > Dispositivos > Efetuar Backup Agora. Para restaurar as informações, o novo dispositivo deve ser conectado ao computador com backup. Vá então ao menu Arquivo > Dispositivos > Restaurar Backup Agora.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos