Dicas de Tecnologia

Quer vender o smartphone? Saiba como apagar seus dados de forma segura

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Antes de vender aparelho, é importante apagar dados de forma segura

    Antes de vender aparelho, é importante apagar dados de forma segura

Vender ou passar um smartphone para um amigo pode ser uma tarefa trabalhosa, pois envolve o backup dos arquivos considerados importantes. Além disso, outro cuidado que se deve ter é apagar de forma segura as informações que já passaram por aquele telefone, como fotos e troca de mensagens.

Em um estudo recente, a empresa de segurança Avast informou ter conseguido recuperar imagens e contatos de telefones inteligentes vendidos pela internet. De acordo com a companhia, os usuários não tomaram os cuidados necessários para apagar as informações.

Veja a seguir como remover de forma segura os dados de seu smartphone antes de se passar o aparelho para frente. Antes disso, no entanto, você deve fazer o backup das informações.

Reprodução
Configuração no iPhone permite resetar dados do aparelho

Apple

Para apagar os dados, usuários de dispositivos móveis da Apple (iPad, iPhone ou iPod touch) devem ir ao menu Ajustes > Geral > Redefinir. Selecione a opção "Apagar todo o conteúdo e ajustes".

Quem também usa a função de localização Find my iPhone deve desvincular o aparelho da conta do iCloud. Para fazer isso, acesse o endereço icloud.com/find. Selecione o dispositivo e clique em "Apagar". Depois que o dispositivo for apagado, clique em "Remover da conta".

Android

Para aparelhos com versão acima da Android 3.0, o Google recomenda que o usuário, primeiramente, criptografe as informações (para dificultar o acesso). Vá ao menu Configurar > Segurança > Criptografar o telefone. Esse processo pode levar mais de uma hora e é irreversível. Segundo o Google, os nomes das opções podem variar de acordo com o modelo e a versão do sistema.

Reprodução
Depois de criptografar dados, usuário precisa restaurar as configurações de fábrica

Com os dados protegidos, o próximo passo é ir ao menu Configurar > Fazer backup e redefinir > Restaurar dados de fábrica.

Além da opção nativa do Android, detalhada acima e que pode não estar disponível em todos os dispositivos, é possível apagar dados desses aparelhos usando aplicativos. Há várias opções como o Full Wipe (que apaga e criptografa as informações do telefone e do cartão de memória), o Avast Anti-Theft (que apaga dados e localiza o telefone) e o Lookout (uma solução antivírus com a opção de apagar completamente as informações do usuário).

Windows Phone

Usuários de aparelhos Windows Phone devem apagar o conteúdo do dispositivo indo ao menu Configurações > Sobre > Restaurar configurações de fábrica. De acordo com a Microsoft, esse procedimento é irreversível.

É recomendável também desvincular o aparelho da conta do antigo usuário. Para isso, o dono do smartphone deve acessar www.windowsphone.com e fazer login com a mesma senha e conta utilizada no telefone. Vá ao menu Configurações da Conta (Account settings) e clique em Remover este telefone (Remove this phone).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos