Topo

Google consegue registrar todos os locais onde você esteve; saiba desativar

Ferramenta do Google registra localização do usuário; informação pode ser acessada por períodos de um até 30 dias  - Reprodução
Ferramenta do Google registra localização do usuário; informação pode ser acessada por períodos de um até 30 dias Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 15h03Atualizada em 14/08/2014 19h47

Um recurso do Google chamado histórico de localização ganhou atenção nesta semana, depois que muitos usuários descobriram a função da ferramenta. Ao acessar o site (http://zip.net/bxpjZw) com sua conta do Google, é possível visualizar todos os locais onde o usuário esteve com um smartphone ou tablet (não necessariamente Android, que é a plataforma oficial do Google). É possível desativar. 

No Android, esse monitoramento está ativado por padrão. No iPhone e iPad, ele também funciona se o usuário tiver aplicativos do Google instalados (Google Maps, Google Search e Google+), associados a uma conta do Google. A empresa informou ao UOL Tecnologia que esse registro está disponível pelo menos desde 2010. 

O histórico mostra o percurso de acordo com períodos: de um até 30 dias. Nos testes da reportagem com smartphones Android, um monitoramento foi iniciado no final de março de 2014, apesar de o aparelho ter sido adquirido alguns meses antes. Com outros dois usuários, os registros foram iniciados anteriormente, ainda em 2013. Houve também quem acessasse a página sem encontrar nenhuma informação.

A ferramenta mostrou-se bastante precisa, indicando corretamente os itinerários percorridos com um smartphone Android (como os usuários geralmente não se separam do celular, a ferramenta faz um raio-x de onde aquela pessoa esteve e quando). O histórico é tão detalhado que, ao selecionar “Marca temporal”, é possível ver a hora exata em que se esteve em algum lugar.

Segundo a empresa, essa alternativa facilita as pesquisas em mapas e também o recebimento de informações personalizadas (caso do Google Now, que mostra automaticamente o trânsito para ir ao trabalho ou voltar para casa).

Desativar o recurso
O histórico de localização está disponível a partir da versão 2.3 (Gingerbread) do Android, em aparelhos como o Google Maps instalado (a partir de 6.14.5) – esse aplicativo de mapas geralmente vem de fábrica.

Para desinstalar, vá a Configurações > Localização > Relatório de localização. Desative a opção (esta página do Google, em inglês, ensina a desativar em diferentes versões do Android: support.google.com/accounts/answer/3118687)

No caso do iPhone e iPad, depende do aplicativo instalado (esta página, em inglês, ensina como desativar: support.google.com/accounts/answer/4388034). De forma geral, é preciso acessar o app, ir até uma opção de localização e depois desativá-la. No caso do Google Maps, por exemplo, o caminho é: configurações > histórico de localização. Lá, será possível escolher a opção para o programa não fazer registros.

Nessa mesma área onde o usuário desativa o monitoramento – seja em Android ou dispositivo da Apple -, é possível remover todos os dados de localização já registrados. Outra opção é acessar a página do serviço na internet e clicar em “Excluir todo histórico”.