Apple libera iOS 8 para iPhones e iPads nesta quarta; conheça as novidades

Do UOL, em São Paulo

  • Jeff Chiu/AP

    Tim Cook, CEO da Apple, apresenta detalhes do iOS 8 durante conferência WWDC

    Tim Cook, CEO da Apple, apresenta detalhes do iOS 8 durante conferência WWDC

A Apple começa a liberar nesta quarta-feira (17) o sistema operacional iOS 8 para iPhones, iPads e iPods touch. Anunciado em junho pela empresa durante o WWDC (evento para desenvolvedores da marca), o software promete maior integração entre os gadgets móveis e o sistema operacional Mac, usado nos computadores Apple.  A companhia não especifica o horário que o novo sistema estará disponível. Nos últimos anos, os downloads começaram a ser liberados durante a tarde do dia indicado pela empresa. 

A atualização pode ser feita conectando o dispositivo a um computador com e o software iTunes. Também é possível, no próprio aparelho, ir ao menu Ajustes > Geral > Atualização de Software. O aparelho deve estar conectado à internet via Wi-Fi.

O novo iOS 8 será liberado para iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPad 2, iPad (3ª geração), iPad (4ª geração), iPad Air, iPad mini, iPad mini com tela Retina e iPod touch (5ª geração). Mesmo assim, nem todas as funcionalidades estarão disponíveis para todos os aparelhos.

O recurso continuidade, que permite responder as ligações do iPhone por um computador com sistema Mac, por exemplo, não estará disponível para iPhone 4S e apenas para iPads a partir da 4ª geração.

Fotos e vídeos

No que diz respeito aos recursos multimídia, a Apple afirmou ter melhorado a busca de arquivos no aplicativo de fotos. Além disso, foram adicionadas novas funcionalidades de edição, como ajuste de brilho e a aplicação de diversos filtros nas fotos.

Para quem gosta de filmar, o sistema trará a opção de fazer vídeos em time-lapse, que permite acelerar ou diminuir uma gravação para dar efeito de movimento intenso ou lentidão.

Mensagem

O aplicativo de mensagem da Apple ganhou uma série de recursos que lembram o WhatsApp. Será possível criar grupos, enviar mensagens de voz e compartilhar arquivos ou a própria localização por um determinado tempo.

Divulgação
iOS 8 mantém design de iOS 7, mas traz novos recursos como o Quick Type

Teclado

Chamado de "Quick Type", o teclado do iOS 8 mostrará sugestões de palavras enquanto o usuário digita. Outra novidade do recurso é que será possível instalar aplicativos de terceiros. Na prática, isso quer dizer que será possível, por exemplo, usar o Swipe (software que permite escrever deslizando pelas teclas virtuais) ou o SwiftKey (teclado inteligente) -- ambas as opções estavam apenas disponíveis para Android.

Arte/UOL

Está na dúvida? Confira os nossos reviews dos celulares

UOL Testa

Saúde

Com o aplicativo Saúde, o usuário poderá reunir informações referentes a atividades físicas de vários aplicativos, como o MyFitnessPal, RunKeeper e Strava. Em alguns hospitais dos Estados Unidos, será possível liberar essas informações para os médicos saberem da situações de seus pacientes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos