Topo

Aplicativo Mandic magiC mostra redes Wi-Fi livres próximas a você

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 06h00

Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o Mandic magiC é um aplicativo que encontra redes de Wi-Fi próximas ao usuário. O diferencial é que ele mostra tanto as que são livres como as de estabelecimentos que compartilham a internet apenas com senha.

Para começar a utilizá-lo é fácil. O usuário precisa realizar um cadastro, que pode ser feito no app ou com sua conta do Facebook. Depois, o Mandic magiC pedirá para acessar sua localização e pronto. Você verá um mapa cheio de pinos, no qual cada um representa uma rede encontrada.

O aplicativo classifica as redes por cores. Se o pino estiver verde significa que o Wi-Fi é liberado. As bolinhas vermelhas registram redes bloqueadas, mas que possuem as senhas disponibilizadas no app (copie e cole em seu smartphone para usá-las). Já as de cor mostarda possuem o nome da rede do estabelecimento, mas não contam com senha. Por fim, as amarelas não têm informações no Mandic magiC.

Ao selecionar um pino, o app mostra endereço, telefone, o nome da rede e sua senha. No rodapé é possível ver como os usuários avaliam o Wi-Fi. O mapa é vinculado ao GPS de seu celular. Basta clicar em cima e você poderá usar as coordenadas no Waze ou outro aplicativo de rotas.

Durante os testes do UOL Tecnologia,​realizados por 15 dias, o aplicativo encontrou facilmente todos os tipos de bolinhas – apesar das amarelas e mostardas serem as mais predominantes, infelizmente. Entretando, para a felicidade dos usuários, as redes bloqueadas estavam com as informações corretas. Bastou copiar a senha, jogar no app de acesso ao​ Wi-Fi e usar a internet gratuitamente.

Outro ponto importante citar é que o usuário depende da boa vontade do administrador da rede para acessar sua internet. Caso ele mude a senha e não permita que terceiros acessem, não será possível visitar sites por meio dela.​

O Mandic magiC funciona de forma colaborativa e é alimentado com informações dos próprios usuários. Você mesmo pode adicionar uma rede e senha, além de avaliar a qualidade do Wi-Fi.