Topo

Básico e com 4G, destaque do Lumia 635 é o custo-benefício

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 06h00

Como é um aparelho básico, o que o Lumia 635 possui de melhor é seu custo-benefício. Quase quatro vezes mais barato que o top de linha da Microsoft, o aparelho de R$ 599 é uma boa opção para usuários que buscam produtos intermediários e estão migrando de celulares comuns para smartphones.

No entanto, ele tende a deixar frustrados os consumidores já acostumados com a nova geração de dispositivos móveis.

Com praticamente as mesmas características do Lumia 630, que custa R$ 377, o novo modelo está adaptado ao 4G, que garante mais agilidade na transferência de dados e na navegação na internet. Em contrapartida, perdeu a função de TV Digital e, diferente da versão "irmã", conta apenas com um chip.

O sistema operacional embutido é o Windows Phone 8.1, que permite uma navegação bastante intuitiva. O desempenho, porém, é prejudicado pela memória RAM, que é de apenas 512 MB. Por fora, o gadget não fica nada atrás das versões mais robustas da Microsoft. A única diferença está na ausência de um botão dedicado à câmera, mantendo apenas os botões liga/desliga e volume, assim como o Lumia 630. 

Falando em câmeras, esse é um dos pontos negativos do aparelho. Com 5 megapixels, a qualidade da câmera principal até que é considerada razoável para o modelo. Mesmo que não substitua uma câmera digital, como alguns outros dispositivos, é boa para registros simples. Mas a ausência de flash inviabiliza as fotos noturnas ou tiradas em ambientes escuros. Outro problema é a inexistência de uma câmera frontal, o que dificulta os tradicionais selfies.

A luminosidade (ou melhor, a falta dela) também é um incomôdo para os vídeos, que gravam em uma resolução HD de 720p (1280 x 720). As imagens, no geral, são bastante granuladas e apresentam baixa fidelidade de cores. Mas essa característica se encaixa no que é esperado de produto com perfil básico/intermediário.

A Microsoft também perdeu a mão ao tentar fazer uma economia desnecessária. Mantém o Rádio FM, mas não inclui na caixa um fone de ouvido, acessório que serve como antena e é obrigatório para usar o recurso. Para conseguir ouvir música, é preciso comprar um fone ou mesmo recorrer ao do celular antigo - algo que pode ser muito frustrante.