Topo

WPS Office pode substituir pacote da Microsoft, mas idioma pode atrapalhar

Editor de texto lembra o do Microsoft Office, mas não tem suporte ao dicionário português - Reprodução
Editor de texto lembra o do Microsoft Office, mas não tem suporte ao dicionário português Imagem: Reprodução

Maria Beatriz Vaccari,

Do UOL, em São Paulo

24/12/2014 06h01

O WPS Office (http://zip.net/bvqt1X) é um pacote de programas para escritório que ajuda a melhorar a produtividade. Ele dispõe de funções para substituir programas do Microsoft Office (Word, Excel e Power Point). A plataforma criada pela Kingsoftware pode ser usada no computador e em smartphones com sistema operacional iOS e Android.  

Apesar de apresentar uma interface muito parecida com a do pacote Microsoft Office, algumas diferenças são bem visíveis. O fato da ferramenta ainda não estar disponível em português pode ser um obstáculo para usuários brasileiros. Com isso, o serviço de dicionário e correção de texto não funciona em palavras escritas em idiomas além do inglês, francês e chinês.

Para trabalhar com mais de um documento ao mesmo tempo, é possível usar um sistema semelhante à função de abas dos navegadores. Ao invés de abrir os arquivos em janelas diferentes, o WPS Office permite trabalhar com guias. O recurso facilita a navegação e a produtividade.

Editor de planilha do WPS Office lembra bastante o Microsoft Office - Reprodução - Reprodução
Editor de planilha do WPS Office lembra bastante o Microsoft Office
Imagem: Reprodução

A plataforma de planilhas é praticamente igual ao Microsoft Excel. O trabalho é um pouco mais fácil do que na ferramenta de texto, já que a falta do dicionário em português não faz tanta diferença. A criação de apresentações também é muito semelhante ao recurso do pacote Microsoft.

O layout pode ser mudado pelo usuário, sendo que três opções estão disponíveis. Quem não entende inglês pode ter um pouco de dificuldades para navegar, já que algumas funções são complexas. A plataforma é gratuita e não exige cadastro.

Nos smartphones

O WPS Office pode ser baixado gratuitamente em celulares. Para aparelhos com Android, basta fazer o download pela Google Play (http://zip.net/bxkzGC). O aplicativo também está disponível na App Store (http://zip.net/bkqtDd) para dispositivos com sistema operacional iOS.

A ferramenta possibilita abrir arquivos no celular sem grandes problemas. Além disso, é possível trabalhar direto da tela dos smartphones e enviar documentos via e-mail. O usuário pode usar a opção Salvar como e escolher o lugar onde o arquivo será armazenado (Meus documentos, Cartão SD ou Dispositivo).