Dicas de Tecnologia

Software Photodemon dispensa instalação e edita imagens rapidamente

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Programa é alternativa ao Photoshop para realizar tarefas simples de edição de imagem

    Programa é alternativa ao Photoshop para realizar tarefas simples de edição de imagem

O Photodemon (http://zip.net/bnqt2B) é um editor de imagens que pode ser baixado gratuitamente. A maior vantagem é que ele não precisa ser instalado no computador. O usuário pode executar o programa toda vez que for usá-lo. Se o arquivo for salvo em um pendrive, será possível abri-lo em qualquer PC.

Indicado para uso não profissional, o Photodemon é indicado para edições rápidas e oferece uma série de funções para melhorar figuras.

Assim como no Photoshop, o editor trabalha com um sistema de camadas. O usuário pode redimensionar, cortar e regular o zoom da imagem. Também é possível melhorar a tonalidade das cores, o contraste e a saturação. Alguns efeitos como ondulação, distorção, luz e sombra podem ser usados para dar mais personalidade às imagens.

A ferramenta também permite que o usuário crie um filtro personalizado. O processo envolve 25 opções, que podem ser combinadas para chegar ao resultado final.

Para começar a editar uma imagem basta arrastá-la para a janela do programa. A falta de uma barra de ferramentas dificulta a produtividade. É necessário procurar as funções em abas para poder usá-las.

A interface não é muito simples. O usuário precisa explorar para conseguir usá-la sem maiores dificuldades. O Photodemon está, por padrão, em inglês. Mas o idioma pode ser facilmente alterado para português por meio da aba Tools.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos