Topo

Com 6 polegadas, Zenfone 6 agrada pelas fotos e função "One Hand"

Aparelho da Asus desagrada nos quesitos áudio e vídeo - Divulgação
Aparelho da Asus desagrada nos quesitos áudio e vídeo Imagem: Divulgação

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 06h00

O smartphone Asus Zenfone 6 tem display de 6 polegadas, processador Intel Atom de 1,6 GHz e câmera de 13 megapixels, que faz fotos com qualidade -- bastante coloridas e vivas. Ele ainda é dono de um design elegante e tem Android 4.3 (atualizável para 4.4). No entanto, o aparelho decepciona nos quesitos áudio e vídeo, o que pode fazer seu custo-benefício não valer tão a pena (preço sugerido de R$ 1.000).

Entre suas principais atrações está a funcionalidade "One Hand", que adapta o tamanho da tela de acordo com as necessidades do usuário. Se a pessoa tiver dificuldades em trabalhar com as 6 polegadas, a função permite, de forma rápida, diminuir o tamanho da tela. As opções são 4,3'', 4,5'' ou 4,7''. A configuração também facilita o acesso ao teclado e a aplicativos quando o aparelho é utilizado com apenas uma mão. Essa função dá a oportunidade de escolher de que lado a tela ficará posicionada e personaliza a função para destros e canhotos.

A tela de 6 polegadas IPS e Gorilla Glass 3 (que protege contra arranhões) não nega que o aparelho faz parte da linha dos smartphones grandalhões. O display, mesmo tendo luminosidade agradável --não agride os olhos e permite boa leitura--, reproduz vídeos com nenhum brilho e não valoriza as cores. Em contrapartida, ele apresenta gráficos bem satisfatórios para jogos como Candy Crush Soda e Subway Surg.

Com relação ao áudio, o Zenfone 6 não impressiona --e pode até decepcionar usuários mais exigentes. Para quem gosta de ouvir música alta, o máximo de desempenho do aparelho não é o suficiente.  Além disso, durante os testes do UOL Tecnologia, quando a barra de volume estava ainda na metade, quase não era mais possível ouvir a canção.

O Zenfone 6 fotografa com 13 megapixels de resolução e conta com 18 modos de cena para entregar ao usuário fotos em ótima qualidade e gravar vídeos em HD. O desempenho continua o mesmo com o zoom no máximo, capturando imagens coloridas e vivas. A câmera frontal de 2 Mpixel segue a mesma linha,  capaz de agradar os fãs de selfies.

O smartphone tem ainda memória RAM de 2 GB, o que garante um bom desempenho, mesmo em tarefas mais robustas (como jogos de ação). O Android do aparelho foi muito personalizado pela Asus, mas, mesmo tendo alguns aplicativos da empresa, não é poluído. Seu espaço de armazenamento também agrada, já que são 16 GB.

É dono de um design moderno e elegante --frente e laterais retas; traseira, levemente ovalada. Ele está disponível nas cores branca e preta, com versão na qual a traseira é em vermelho metalizado. Mesmo com tamanho avantajado --16,7 cm de altura por 8,4 de largura-- o smartphone encaixa bem em mãos pequenas e é leve para suas medidas (196 g).

Direto ao ponto: Asus Zenfone 6

  • Tela: 6 polegadas de alta definição (1280 x 720)
  • Sistema Operacional: 4.3 (atualizável para 4.4)
  • Processador: Intel Atom Z2560 multi-core de 1,6 GHz
  • Memória: 2 GB de RAM e 16 GB (compatível com MicroSD  de até 64 GB) para armazenamento
  • Câmeras: 2 megapixels (frontal) e 13 megapixels
  • Dimensões: 8,43 x 16,69 x 0,55 cm; 196 gramas
  • Conexões: Wi-Fi, 3G, Bluetooth
  • Preço sugerido: R$ 1.000
  • Pontos positivos: Funcionalidade "One Hand", qualidade da câmera e gráfico para jogos.
  • Pontos negativos: Som de baixa potência, reprodução de vídeos opacos e preço sugerido.