Topo

Windows 10 deve atrair mais apps para Windows Phone no Brasil, diz diretor

Um dos lados negativos dos telefones equipados com Windows Phone é a disponibilidade menor de aplicativos - Divulgação
Um dos lados negativos dos telefones equipados com Windows Phone é a disponibilidade menor de aplicativos Imagem: Divulgação

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 14h15

O lançamento do Windows 10, previsto para julho deste ano, tende a favorecer a criação de mais aplicativos para o Windows Phone no país, segundo Richard Chaves, diretor de novas tecnologias da Microsoft Brasil.

Atualmente, alguns lados negativos dos telefones equipados com Windows Phone são a disponibilidade menor de aplicativos e o baixo interesse de desenvolvedores para a plataforma. As opções são bem mais restritas do que as oferecidas para usuários de sistemas como iOS e Android. O app do Instagram, por exemplo, está em beta (em fase de desenvolvimento) desde que foi lançado, em 2013.

Em entrevista exclusiva ao UOL Tecnologia, durante o Build São Paulo --conferência regional para desenvolvedores realizada pela empresa, nesta quinta-feira (21)--, o executivo ressaltou o potencial do novo sistema operacional para reverter esse cenário. "O Windows 10 vai chamar a atenção dos desenvolvedores e incentivá-los a trazerem suas criações para a Microsoft."

Para justificar a afirmação, Chaves disse que há três grandes atrativos no Windows 10. O primeiro se refere à adaptação de apps Android e iOS ao sistema operacional. "Se ele já criou a aplicativo para outra plataforma, o esforço que ele vai ter para submetê-lo à Microsoft será zero. O que o impedirá de ampliar a visibilidade de seu trabalho?", questionou o diretor, que apontou a integração com os mais diferentes dispositivos e a alcançabilidade como os demais chamarizes do programa.

"Além de proporcionar o mínimo de esforço para o profissional, um mesmo aplicativo poderá rodar nas mais diversas plataformas da Microsoft. Ou seja, vai rodar o PC, no mobile, no Xbox e até no HoloLens [óculos de realidade virtual]. Um alcance muito maior do que o oferecido pela iOS e até pelo Android", relatou ele. "Tudo isso alinhado ao fato de o Windows Phone ser o segundo no ranking se considerado o número de unidades fabricadas, passando inclusive o iOS."

O novo sistema operacional da Microsoft terá sete versões: Windows 10 Home [para PCs, tablets e computadores]; Windows Mobile [para smartphones]; Windows 10 Pro [para residências]; Windows 10 Enterprise [para médias e pequenas empresas]; Windows 10 Mobile Enterprise [para pequenas e médias empresas na versão mobile];  Windows 10 Education [para professores e alunos]; e Windows 10 loT Core (para internet das coisas).

A expectativa da gigante é que em dois ou três anos o sistema operacional alcance 1 bilhão de dispositivos. Na tentativa de popularizar o Windows 10, a empresa vai oferecer a atualização gratuita do novo sistema operacional para usuários das versões 7, 8 e 8.1 do Windows, desde que feitas em um prazo de um ano. Ela chegou a anunciar a gratuidade também para donos de programas piratas, mas depois voltou atrás e disse que nesses casos o upgrade será pago. Não foi divulgado ainda o valor.

Chaves afirma que a Microsoft Brasil está preparada para atender o aumento das candidaturas de aplicativos a serem disponibilizados na plataforma, mas ressalta que o volume quantitativo não tende a comprometer a segurança da loja. "Os mesmos critérios de avaliação serão seguidos." De acordo com ele, para qualquer app ser aceito será preciso passar pelos crivos de segurança, usabilidade/experiência, conteúdo e design. "Um aplicativo que atenda todos esses critérios vai ser aprovado em dois ou três dias. E a tendência é essa média se manter mesmo com o crescimento dos pedidos."

Versão em português de assistente de voz

A assistente de voz Cortana é uma das principais novidades do Windows 10. Nas versões de teste do aplicativo, a funcionalidade está disponível apenas em inglês. Mas, segundo o diretor de Novas Tecnologias da Microsoft Brasil, uma versão em português do recurso já está em desenvolvimento.

Chaves não soube informar, no entanto, se a Cortana brasileira já estará disponível no lançamento da versão do Windows 10 para computadores [em julho], tampouco se o lançamento internacional incluirá o Brasil. "Analisando historicamente, o país, por ser estratégico para a Microsoft, sempre esteve incluído. Esperamos que não seja diferente desta vez também."