Topo

Internet chegará a 3,2 bi de usuários até fim de 2015, estima ONU

Na imagem, jovem navega na internet durante Campus Party, em São Paulo; em 2015, 4 bilhões de pessoas ainda estarão fora da rede mundial de computadores - Miguel Schincariol/AFP
Na imagem, jovem navega na internet durante Campus Party, em São Paulo; em 2015, 4 bilhões de pessoas ainda estarão fora da rede mundial de computadores Imagem: Miguel Schincariol/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/05/2015 15h30

Até o fim do ano, a internet vai atingir a marca de 3,2 bilhões de usuários. As informações são de um estudo do ITU, órgão internacional de telecomunicações ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), divulgado nesta terça-feira (26). A cifra representa um pouco menos que a metade da população mundial, prevista para fechar o ano em 7,2 bilhões.

Segundo o estudo, a maioria dos acessos à internet virá de países em desenvolvimento. Dos 3,2 bilhões que navegam na rede, 2 bilhões serão de nações subdesenvolvidas.

Dentro do grupo de nações em desenvolvimento, a ONU utiliza ainda o termo países menos desenvolvidos (LDC, em inglês), que é composto por 48 nações (a maioria delas africanas e asiáticas). Esses países representam apenas 89 milhões de acessos, sendo que a população deles somadas é de 940 milhões.

A proporção é que para cada internauta de países desenvolvidos há dois em países em desenvolvimento.

Apesar de levar vantagem sobre países ricos em número de internautas, é dos países pobres a maior taxa de pessoas fora da internet: 4 bilhões.

O estudo procurou mostrar a evolução tecnológica nos últimos 15 anos. A título de comparação, em 2000, havia apenas 400 milhões de pessoas que tinham se conectado à internet.

Quase mais celulares que pessoas

Até o fim do ano, deve haver mais linhas telefônicas que pessoas no mundo. De acordo com o levantamento, haverá mais de 7 bilhões de assinaturas de serviço móvel.

No que diz respeito à cobertura de internet móvel, 69% do território do mundo está coberto com conexão 3G. Dessa quantia, apenas 29% da abrangência fica em áreas rurais.