Topo

Escoceses lançam campanha para a inclusão de emoji ruivo

Reprodução/Ginger Parrot
Imagem: Reprodução/Ginger Parrot

Do UOL, em São Paulo

05/06/2015 15h04

Apesar da recente "diversificação" racial dos emojis, com a atualização do iOS 8.3, as inclusões não agradaram muito os ruivos, que não foram incluído entre os vários tons de pele e cabelo das miniaturas. A exclusão gerou até uma campanha na Escócia, encabeçada pela site "Ginger Parrot".

"Ruivos. Essa gloriosa tonalidade foi dispensada, mais uma vez. Se você diz que está buscando a diversificação, por que não acrescentar alguns emoji ruivo na mistura? Ruivos naturais podem ser raros --menos de 2% da população do mundo--, mas são 138 milhões de pessoas a espera dessa inclusão", disse o texto da petição, que já colheu mais 12 mil assinaturas.

Em entrevista a BBC Escócia, a fundadora e editor da Ginger Parrot, Emma Kelly, disse ter ficado surpresa com a exclusão dos ruivos na última atualização liberada pela empresa da maça. "Não estou dizendo que a Apple tenha algo contra os ruivos, mas fiquei surpresa quando não foram incluídos entre os emoji", afirmou ela.

Para assinar a petição que será entregue à Apple, basta entrar no site "Ginger Parrot".

Lançamentos previstos para 2016

As opções de emojis devem ganhar um novo reforço com os lançamentos do Consórcio Unicode -- organização com sede na Califórnia (EUA) que padroniza as figuras nos mais diferentes sistemas operacionais-- previstos para junho 2016. Não está previsto, no entanto, nenhum representante para os ruivos.

Flor murcha, mulher grávida, cara de palhaço, símbolo para a palavra "selfie" e até um bacon. Essas são algumas das novidades do lote de 38 emojis que integrarão o Unicode 9.0. A coleção inclui uma grande variedade de animais e alimentos, além de diversas ações, tais como o rolando no chão de tanto rir.

Segundo o Unicode, as escolhas foram feitas com base no uso de compatibilidade, nos pedidos populares feitos em comunidades online, bem como nas lacunas no conjunto existente de emoji. Alguns outros também foram escolhidos para equiparar as distorções de gênero, que inclui o homem de smoking, para fazer par com a noiva, o príncipe (par da princesa) e a mamãe noel (par do papai noel).