Dicas de Tecnologia

Veja quais são os melhores apps para deixar o Android com a sua cara

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

Os leitores Antônio e Carlos entraram em contato com o UOL Tecnologia com dúvidas sobre personalização de seus smartphones Android. O primeiro diz que gostaria de saber se é possível alterar o formato dos ícones do telefone, bem como cores e outros elementos. Já o segundo pergunta se é possível configurar o telefone para que ele agrupe todas as mensagens recebidas --SMS, Messenger do Facebook, e-mail-- em uma área comum.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

A forma mais prática de resolver o problema de ambos é utilizar apps disponíveis na Play Store. O tipo de aplicativo que pode ajudar Antônio é chamado de laucher. Esses programinhas permitem, com simples cliques no telefone, mudar cores, ícones, agrupar aplicativos por tipo, baixar ou ajustar wallpapers. O ponto negativo é que, em alguns casos, de acordo com o tamanho e alterações no sistema, os apps de personalização deixem o telefone um pouco mais lento.

O UOL Tecnologia avaliou por 15 dias alguns launchers e, de forma geral, os que se saíram melhores foram o Solo Launcher (http://zip.net/bkrDbX), o GO Launcher EX (http://zip.net/bjrC73) e o Nova Launcher (http://zip.net/bxrD96). Nenhum deles comprometeu a velocidade do smartphone de forma considerável ou perceptível e todos mantém as mesmas características: com widgets, opções de cores e facilidade de operação.

Para Carlos, a melhor opção de aplicativo é o Apus Notification (http://zip.net/bmrDdn). Trata-se de um app que reúne em uma interface boa parte das mensagens recebidas e não lidas no telefone. Ele é compatível com SMS, WhatsApp, Gmail, Samsung Mail, Messenger do Facebook. O programinha também aponta as chamadas ignoradas e, por padrão, informa se algum link recebido (principalmente SMS) pode ser vírus ou itens maliciosos em geral.

O Apus Notifications não permite responder às mensagens em sua interface. Ele apenas as reúne e mostra as primeiras linhas de cada uma. Para ir às informações originais, basta clicar nesse "cabeçalho" e o aplicativo padrão é aberto. O app de notificações também é discreto: ele deixa um pequeno ícone na área de trabalho dos smartphones Android. Quando chega algo novo, ele informa ao mudar seu formato.
 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos