Seu e-mail vive lotado de mensagens comerciais? Saiba como se livrar delas

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

  • iStockphoto

Os leitores Pedro e Amanda entraram em contato com o UOL Tecnologia relatando um problema semelhante. Ambos informam que suas caixas de e-mail (respectivamente, do Gmail e do Yahoo!) estão cheias de mensagens de serviços que assinam (como Facebook, Twitter, Goupon e outras malas diretas) e que não desejam mais receber esse conteúdo.

Os internautas perguntam se há algum serviço ou programa que permita descadastrar suas contas de e-mails de forma rápida e prática. Como são muitas as mensagens, eles não querem ter de fazer a remoção uma por uma. Outro problema relatado é que, muitas vezes, ao enviar uma mensagem pedindo para sair da lista, são solenemente ignorados.

Um serviço que promete realizar, facilmente, o que os leitores pedem é o Unroll.Me (https://unroll.me). Trata-se de uma plataforma online em que o usuário inclui os dados de seus e-mails --ele pede login e senha-- e ela automaticamente informa em que listas a pessoa está. Feito isso, basta clicar e pedir para não receber mais mensagens de determinada empresa.

O Unroll.me é compatível com as mais populares plataformas de e-mail (Gmail, Yahoo!, Outlook.com, entre outras) e tem uma interface simples (embora esteja em inglês).

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, o site cumpriu o que prometeu: bastou escolher o e-mail indesejado e nunca mais foi recebido uma mensagem da empresa. A ferramenta, entretanto, não necessariamente descadastra seu e-mail: ela simplesmente passa a barrar as mensagens enviadas, funcionado como um proxy entre o remetente e o usuário.

De acordo com os desenvolvedores do Unroll.me, o sistema funciona de forma automática e eles não têm acesso ao conteúdo das mensagens. Entretanto, como a empresa fica com seu login e senha, somente é indicado que use o serviço quem tiver confiança no sistema. Ou, ainda, que mude a senha após utilizar o serviço.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos