Controle remoto tem teclado e mouse para usar em TVs e PCs a até 10 metros

Sérgio Vinícius

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Divulgação

O OEX Air Mouse CK103 é um controle remoto sem fio que reúne em uma única interface teclado e (como o nome indica) mouse. Por meio de um receptor USB, ele permite operar SmartTVs, Android TV e computadores de mesa (PCs e Macs) a até 10 metros de distância.

Durante os testes do UOL Tecnologia, o gadget se mostrou bastante fácil de usar. Basta conectar o receptor no eletrônico que se deseja controlar à distância, esperar alguns segundos e começar a digitar ou mover a seta do mouse.

Durante a avaliação da reportagem, ele foi utilizado em uma SmartTV, um PC e um dispositivo Android e mostrou resultados semelhantes – retornos rápidos e boa usabilidade. Trata-se de um gadget especialmente útil para quem digita muito na tela do televisor – seja procurando filmes no Netflix, vídeos no YouTube ou atualizando as redes sociais.

A curva de aprendizado para operar o gadget é bastante baixa. O mouse é simples de operar – com o botão ao centro do OEX apertado (tem o logo do Android), basta mover o controle e a setinha se mexe na tela do eletrônico. Para acessar algo, pressiona-se o botão esquerdo ao lado do que tem o logotipo com robozinho verde. A tecla esquerda funciona como a similar em mouses comuns.

A função teclado é ainda mais intuitiva: as teclas estão bem espaçadas e leva-se pouco tempo até se acostumar com elas, já que estão no padrão QWERTY. Por fim, o OEX Air Mouse CK103 tem botões dedicados, como para acessar músicas e controlá-las (avançar, retroceder).

Para computadores e equipamentos com Android, os teclados nativos, os mouses padrão e as telas touchscreen são ainda melhores e mais precisos do que o Air Mouse CK103. A não ser que se deseje operá-los à distância, não deve-se optar pelo OEX em detrimento às soluções que já fazem parte destes eletrônicos.

Assim, mesmo que seja compatível com vários eletrônicos, ele é realmente útil para usar em TVs. Outros dois pontos negativos do OEX são seu preço um tanto salgado, que está nas prateleiras por R$ 169, e a alimentação por duas pilhas alcalinas AAA.

Direto ao ponto: Air Mouse CK103

  • Conectividade: USB nano
  • Alcance: 10 metros
  • Teclado: QWERTY, com 56 teclas
  • Dimensões: 16x5x1,5 cm
  • Compatibilidade: Windows, Macintosh, Android, Linux
  • Alimentação: 2 pilhas alcalinas AAA
  • Preço: R$ 169
  • Pontos positivos: simples de instalar, teclado intuitivo, mouse fácil de usar
  • Pontos negativos: não agrada em PCs e smartphones, poderia ser mais barato, alimentação por pilhas AAA
     

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos