Topo

Android 6.0 Marshmallow será lançado na semana que vem

É oficial: Android 6.0 se chamará Marshmallow - Divulgação
É oficial: Android 6.0 se chamará Marshmallow Imagem: Divulgação

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

29/09/2015 16h10Atualizada em 29/09/2015 16h14

Um dos principais lançamentos do evento do Google desta terça (29), o Android 6.0 ganhou mesmo o codinome Marshmallow, seguindo a tradição de doces do sistema operacional na ordem alfabética (Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, Kit-kat, Lollipop...). Será lançado a partir da semana que vem, segundo a empresa, primeiramente nos aparelhos da linha Nexus.

Seu principal recurso é o Now on Tap, evolução do assistente pessoal via voz que agora será mais responsivo a dados e recursos dentro de outros aplicativos, obtendo ajuda de forma mais contextual. Por exemplo, com um e-mail aberto na tela, o Now permitirá respostas e sugestões específicas sobre o conteúdo da mensagem.

Em aparelhos com leitor de impressão digital, como os hoje lançados 5X e 6P, o Android fará a integração deste recurso com o Android Pay, sistema de compras e pagamento pelo celular.

O novo Android apresenta o modo de economia de energia Doze, permite ao sistema desligar processos quando percebe que o aparelho não é movido ou usado por um longo período de tempo. Outro recurso é o Standby, que deverá impedir que apps raramente usados drenem a bateria.

O sistema operacional também dá um controle maior ao usuário sobre as permissões de aplicativos. Como é atualmente, o usuário libera ou não que o app acesse um pré-determinado conjunto de permissões ao hardware do celular, como a câmera e acesso aos contatos. Agora será possível acessar a configuração de permissões de aplicativos e liberá-las ou negá-las uma a uma.