Topo

Finlandeses criam PC de bolso com a promessa de revolucionar mercado

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/10/2015 06h00

Com a ambiciosa tentativa de revolucionar o mercado da computação pessoal, três engenheiros finlandeses desenvolveram um novo dispositivo portátil que, conectado a um monitor e a um teclado, se transforma em um PC.

Chamado de Solu, o aparelho seria mais poderoso do que um smartphone e se assemelha a um mini-tablet, apesar do formato quadrado de 10 centímetros e espessura de 12 milímetros. A tela de quatro polegadas é sensível ao toque.

O empresário Kristoffer Lawson descreve a invenção como sendo "o menor computador de uso geral já criado". Mas, apesar do tamanho, o dispositivo conta com um processador bastante potente: 2.3GHz. 

O Solu, como explica Lawson, é equipado com um novo tipo de sistema operacional que se conecta de forma mais fluida com os contatos dos usuários.

Foi projetado ainda para estar diretamente ligado a um serviço de nuvem que a equipe construiu, com centros de dados localizados na Finlândia. O serviço dá ao usuário a possibilidade de ampliar a capacidade de armazenamento do dispositivo, que é de 32GB. 

A expectativa é que o produto chegue ao mercado por 349 euros (cerca de R$ 1.500). Mas, para que saia do papel, o projeto do Solu foi submetido ao site de investimentos Kickstarter, com a meta de arrecadar 200 mil euros (cerca de R$ 890).

A 28 dias do fim do prazo para o levantamento do recurso, os finlandeses já arrecadaram 50% da verba.

Semelhanças com a nova aposta da Microsoft

O projeto, que Lawson classifica como inovador, se assemelha à proposta da Microsoft com o lançamento do Windows 10 Mobile, que integra a função "Continuum" --que dará aos usuários a capacidade de transformar seus smartphones em PCs.

Segundo a empresa, o recurso "Continuum" será viabilizado mediante o Microsoft Display Dock!, um gadget com entrada HDMI e três portas USB, que conecta o smartphone ao monitor, teclado e mouse. Ele traz ainda suporte para som e imagem em resolução full HD.