Topo

Como um exercício criado por um professor virou o "Safadômetro"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

23/12/2015 19h18

Anjo ou vagabundo? Quem fez o teste do "Safadômetro" já sabe a resposta. O que o internauta não deve saber é que a resposta é o resultado de uma simples fórmula matemática. Não que tenha qualquer embasamento científico, psicológico ou astrológico. Tudo não passa de uma brincadeira, criada com o intuito de incentivar os alunos a tomarem gosto pela programação.

O autor da fórmula, Jefferson de Carvalho, professor de Ciência da Computação da UFC (Universidade Federal do Ceará), diz que se inspirou na música "Aquele 1%", da dupla sertaneja Marcos e Belutti com participação do forrozeiro Wesley Safadão. "A ideia surgiu quando ouvi pela primeira vez a canção, enquanto tomava café da manhã com a minha mulher. Parecia perfeita, ainda mais considerando a fama do Wesley com os jovens", diz o professor, que criou a fórmula baseada no dia, mês e ano de nascimento para incluí-la em uma atividade de classe.

"Poderia ter usado a altura ou mesmo o nome do pai ou da mãe para fazer essa fórmula", afirma. Mas, como explica o professor, o resultado do cálculo é o menos importante. "Meu objetivo era instigar os alunos a quererem responder a questão e encontrarem algo de legal na programação, apesar de ser bastante maçante, principalmente para os alunos do 1º ano do curso".

A questão fez tanto sucesso que ultrapassou os muros da universidade. "Já esperava por brincadeiras pelos corredores, mas não por tamanha repercussão", afirma Carvalho, ao se referir a viralização da questão nas redes sociais. Isso porque ainda que não tenha nenhum embasamento científico, é, no mínimo, curioso.

Mas como resolver essa questão: "safadeza=somatório(mês)+(ano/100)*(50-dia); anjo=100-safadeza". Para leigos, ela não diz muita coisa. Foi por isso que o estudante de Sistema da Informação da UFLA (Universidade Federal de Lavras) Stéfano Girardelli decidiu transformar a fórmula em um site. O mineiro recebeu a fórmula pelo WhatsApp e, a partir dela, decidiu criar o "Safadômetro".

Basta incluir a data de nascimento e em poucos minutos será possível saber qual é a sua porcentagem de anjo e vagabundo. Ainda que tenha usado a formula do professor da UFC, o estudante incluiu pequenas alterações no código, uma delas para fazer uma declaração de amor à namorada. Ao colocar a data de nascimento dela (20/08/1992), a porcentagem dá lugar as seguintes frases: "Você é incrível" e "Amo você".

"Já recebi ao menos duas mensagens de pessoas que foram consultar a mesma data e se depararam com a homenagem. Elas levaram na brincadeira", diz. "Teve até algumas pessoas que copiaram a minha programação para criar outros sites, que nem se atentaram a esse detalhe e mantiveram a declaração.

Girardelli também deu uma forcinha para a reputação de Wesley. Ao incluir a data de nascimento do forrozeiro (06/09/1988), o seguinte resultado: 99% anjo e 1% vagabundo. O mesmo também aparece em seu próprio aniversário (12/10/1996). 

Já o professor da UFC, que diz não ter pensado em uma fórmula que o favorecia, acabou sendo beneficiado pelo acaso. "54,64% anjo e 45,36% vagabundo", apontou ele, que relata se sentir orgulhoso em ver sua ideia gerar frutos. "Foi criado até um site em inglês", afirma. "O que me deixa mais feliz é saber que uma simples brincadeira ajudou direta ou indiretamente a despertar o interesse de algumas pessoas em programar."