Topo

Com Windows, Galaxy TabPro S chega para concorrer com iPad Pro

Márcio Padrão*

Do UOL, em Las Vegas (Estados Unidos)

05/01/2016 21h03Atualizada em 11/02/2016 20h16

A Samsung mostrou que quer aumentar ainda mais sua participação no mercado de tablets nem que seja sacrificando um antigo aliado: o sistema Android. E ganha força na crescente tendência de tablets profissionais com o lançamento do Galaxy TabPro S, o primeiro da marca a vir com Windows 10 e que se revela um claro concorrente para o iPad Pro, da Apple. 

A novidade foi apresentada nesta terça-feira (5) na feira de eletrônicos CES 2016, que ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos. No evento, a empresa levou ao palco diversos produtos, como uma linha de televisões. 

Outra novidade que causou espanto foi o anúncio de que seu relógio inteligente, o Gear S2, será compatível com iOS, o sistema da sua grande rival Apple. O smartwatch deve contar com a funcionalidade até o fim do ano.

Já o TabPro S, principal anúncio da empresa no dia, é um tablet profissional que conta com teclado vindo de fábrica --o do iPad Pro é vendido à parte-- e processador Intel dual core de 2,2 GHz. O dispositivo, com peso de pouco menos de 700 gramas, contará com uma tela de 12 polegadas e câmeras de 5 MP, tanto frontal quanto traseira. Terá 4 GB de RAM e até 256 GB de capacidade de armazenamento SSD.

Lançado em setembro, o iPad Pro tem tela de 12,9 polegadas e chamou a atenção por ser o primeiro tablet da Apple a apostar em complementos físicos de interface, como teclado destacável e caneta stylus. A novidade da empresa sul-coreana ainda é comparável com a linha Surface, da Microsoft, que também conta com Windows. Assim como o produto da Samsung, o tablet da companhia americana também tem processador Intel e vence no quesito RAM: pode ter até 16 GB. O Surface tem ainda tela de 12,3 polegadas.

O anúncio da Samsung é mais um indício de uma segmentação do tablet para públicos mais exigentes, mais próximo dos computadores híbridos (com tela touch e variações de ângulos). A coreana promete que seu novo produto trará todas as funcionalidades de um notebook normal em um tablet, talvez por isso a escolha pelo Windows 10, mais versátil nesse sentido que o Android.

A empresa sul-coreana afirmou que o novo tablet já estará disponível globalmente em fevereiro próximo. 

* O repórter viajou a convite da Samsung