Topo

Como escolher o roteador certo para você e ter wi-fi de qualidade em casa

Freepik
Imagem: Freepik

De Tilt, em São Paulo

22/01/2016 06h00Atualizada em 05/05/2021 11h38

Roteador é um aparelho que permite a conexão entre um ou mais dispositivos. Na prática, ele compartilha a internet do modem com outros dispositivos da casa, por exemplo. Existem alguns detalhes que precisam ser levados em consideração antes de adquirir um, que vão desde o tipo de modelo até o tamanho do ambiente onde ele ficará.

Como escolher

Primeiro, olhe o padrão do roteador. Embora o mais barato e mais vendido seja o tipo N, ele possui certas limitações de alcance de sinal. "Hoje, o modelo AC, também chamado de quinta geração, é mais compatível e consegue transmitir internet com mais qualidade para todos os produtos que precisam do Wi-Fi em sua casa", afirma Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link.

Além desse ponto, existem outros três aspectos que devem ser considerados na hora de comprar um roteador. Primeiro, a velocidade de sua internet. "De que adianta pagar por um pacote com web ultra rápida se o aparelho não suporta a demanda? Por isso, verifique o selo na caixa do produto e procure pelos modelos AC, que garantem total suporte", diz Paiva.

Depois, pense em quantos dispositivos disputam o sinal, pois o roteador tem que garantir que ele seja transmitido com perfeição para todos os aparelhos. E, por fim, verifique o tamanho da sua casa.

Nem sempre um único roteador irá cobrir todo o ambiente. Segundo ele, geralmente, um espaço de 200 m² precisa de mais de um dispositivo distribuído pelo local.

Uma dica para quem tem casa grande e não quer instalar dois roteadores no local é usar um powerline. Ele é um extensor de wi-fi que usa a rede elétrica para transmitir a internet por sua casa. "Na prática, o kit vem com duas peças. O usuário deve plugar um em uma tomada próxima ao roteador e o outro no ambiente que precisa do wi-fi. Assim, a rede ficará mais forte", explica Paiva.