iStock

De olho na segurança

Bug no iOS é capaz de travar iPhone ou iPad permanentemente

Do UOL, em São Paulo

Um novo bug capaz de transformar um iPhone ou um iPad em um peso morto foi descoberto. Basta configurar manualmente a data do dispositivo para 1º de janeiro de 1970, para deixá-lo permanentemente preso à tela de inicialização.

A falha de programação foi descoberta por um usuário, que publicou a demonstração no Youtube. Todos os aparelhos integrados com processadores de 64 bits rodando iOS 8 ou iOS 9 estão sujeitos à pane. São eles: iPhones 5S, 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus, iPad Air, iPad mini 2 e as suas versões mais recentes. 

Nem mesmo o modo de recuperação do iTunes é capaz de reparar o problema. A sua causa ainda não foi confirmada, mas acredita-se que a data seja configurada para um valor inferior a 0, fazendo com que todos os outros processos ligados à marcação de horário "entrem em conflito". 

Alguns usuários relataram pelas redes sociais, no entanto, que os aparelhos travaram por um curto período, mas que depois voltaram a funcionar. A solução, segundo os relatos, é trocar o chip do iPhone ou esperar a bateria descarregar. Mas, na dúvida, o melhor mesmo é não arriscar e não alterar a data.

Redefinir manualmente a data para 1º de janeiro de 1970 é algo que dificilmente aconteceria acidentalmente. Mas não se descarta a possibilidade de um invasor mal-intencionado recorra ao bug. A Apple informou que ele estava avaliando a falha.

'Erro 53'

Em dezembro de 2015, a Apple reconheceu a existência do chamado erro 53, que desabilita o aparelho e torna as informações internas inacessíveis. A mensagem aparece após a última atualização do sistema operacional da Apple, o iOS 9, em aparelhos iPhone 6 que passaram por algum reparo "não oficial" (fora dos centros de serviço autorizados). E faz com que o telefone deixe de funcionar.

Em informação publicada no site de suporte técnico da Apple, a empresa explica: "Quando o iOS encontra um módulo de Touch ID (o sistema de reconhecimento de impressões digitais do iPhone) não identificado ou inesperado, a verificação falha". E completa: "Por exemplo, uma mudança de tela não autorizada ou defeituosa pode causar um erro na verificação". Neste caso, segundo a empresa, deve-se contatar o suporte da Apple para "informações sobre preços para consertos fora da garantia".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos