Pesquisadores criam tênis capaz de carregar dispositivos móveis

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

Já pensou em usar a energia do próprio corpo para carregar o seu smartphone? A opção vem sendo estudada por pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, que desenvolveram um tênis capaz de armazenar a energia mecânica produzida pelo movimento humano e transformá-las em carga elétrica.

"Os pés carregam uma grande quantidade de energia", afirma o pesquisador Tom Krupenkin. "É possível produzir até 10 watts por sapato, mas essa energia acaba simplesmente sendo desperdiçada na forma de calor. Ou seja, um total de 20 watts não é pouco, especialmente em comparação com os requisitos de energia da maioria dos dispositivos móveis modernos."

A energia gerada, de acordo com o estudo, é suficiente para alimentar smartphones, tablets, notebooks e lanternas, que geralmente requerem menos de 2 watts. 

Divulgação
Com base no fenômeno denominado "eletroumectação reversa", o tênis gerador de energia é composto por duas placas planas separadas por um pequeno espaço preenchido por um líquido condutor. A placa inferior é repleta de pequenos orifícios para permitir que o pressurizado forme bolhas. Essas bolhas crescem até tocarem a placa superior e entrarem em colapso. É a repetição desse processo que possibilita a geração da carga elétrica.

A tecnologia, que ainda está em fase de teste, seria uma solução para pessoas que vivem em áreas remotas e países em desenvolvimento que carecem de redes de energia elétrica adequadas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos