Twitter segue Facebook e mostra tuítes mais importantes; saiba desfazer

Do UOL, em São Paulo

  • Kimihiro Hoshino/AFP

Segundo notícia do portal de tecnologia "The Next Web", o Twitter implementou na terça-feira (15) a visualização em sua linha do tempo que apresenta os tuítes mais importantes em vez do modelo anterior, de ordem cronológica. A mudança é feita por padrão, e para desfazê-la, o usuário precisa desfazê-la nas configurações de seu perfil. 

O grau de importância desses tuítes é realizado via algoritmo (programação que cumpre tarefas de forma automatizada) usando como parâmetros os gostos e interações do usuário, de forma semelhante ao modelo do Facebook. O Twitter usava a ordem cronológica desde que foi criado, em 2006.

A mudança pode ser uma reação para tirar a empresa das dificuldades financeiras. As ações do Twitter perderam mais de dois terços de seu valor nos últimos 12 meses. Desde 2015, implementou várias mudanças que deixaram a rede social mais parecida com o rival Facebook; este, por sua vez, tem crescido a velocidades maiores e divulgou 1,59 bilhão de usuários mensais ativos em janeiro.

Em fevereiro, quando o formato de tuítes mais importantes foi anunciado, o Twitter explicou a mudança em sua área de ajuda: "Os tuítes que você provavelmente gostará mais aparecerão primeiro em seu histórico. Nós os escolhemos com base nas contas com as quais você mais interage, nos tuítes com os quais você se envolve e muito mais", diz.

Também foi dito que o Twitter enviaria uma notificação na timeline para divulgar a mudança. Nas simulações realizadas em suas contas do Twitter, o UOL Tecnologia não chegou a ver essa notificação.

Como funciona

Quando cada usuário abrir o Twitter, os tuítes que "possam ser mais interessantes para ele" aparecerão no topo da linha do tempo, ainda em tempo real e na ordem cronológica inversa.

Os demais tuítes da linha do tempo serão exibidos logo abaixo, também em ordem cronológica inversa. A empresa prometeu que nenhum tuíte será removido da linha do tempo por conta da novidade.

"O Twitter identificou que, com este novo recurso, as pessoas tendem a tuitar e retuitar mais, gerando mais conversas e comentários em tempo real, o que é bom para todos", justificou a empresa.

A novidade havia sido adiantada pelo site BuzzFeed em 5 de fevereiro. Muitos usuários do Twitter criticaram o plano e a hashtag #RIPTwitter ficou entre as mais utilizadas nos Estados Unidos.

Em resposta, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, usou a rede para dizer que a mudança não seria lançada de imediato. "Eu *amo* tempo real. Nós amamos o ao vivo. E vamos continuar refinando ele para tornar o Twitter mais, e não menos, ao vivo!", disse. 

Como desfazer

Se você prefere visualizar a antiga ordem cronológica do Twitter, saiba como proceder:

  • Entre no Twitter com seu login e senha em twitter.com.
  • No canto superior direito, onde aparece a foto do seu avatar, clique nele. Aparecerá um menu. Clique na opção "Configurações" (ou "Settings")
  • Na tela seguinte, em "Conta" (ou "Account"), role a página até a opção "Histórico" (ou "Timeline"). Desmarque a opção "Mostrar os melhores Tweets primeiro" ("Show me the best Tweets first"). Depois vá até o fim da página, clique em "Salvar alterações" ("Save changes") e coloque sua senha de conta para confirmar a opção

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos