Dicas de Tecnologia

Perdeu seu celular? Saiba como localizar o aparelho usando o GPS

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Martin Ivanov-Marten/iStock

Seja por roubo ou perda, ficar sem seu Android pode trazer dois prejuízos. O primeiro deles é financeiro: o custo de um novo aparelho não é um ônus que alguém deseja ter. Mas ser privado das informações contidas nos aparelhos, o segundo estrago, pode gerar ainda mais dor de cabeça. Fotos, contatos, senhas, músicas... muito das nossas vidas está registrado na memória do celular.

- Perdeu seu iPhone? Saiba como encontrá-lo

Para diminuir o problema, lembre-se de fazer backup com regularidade. Seus dados podem sumir não apenas por extravios, mas também por falha ou quebra do aparelho. Além disso, há muitos aplicativos destinados a descobrir o paradeiro do celular e bloqueá-lo, como o antirroubo Cerberus (http://zip.net/bgtfn9) e o pequeno e simpático Lost Android (http://zip.net/bgtfn9).

Como modelo, usaremos aqui o Android Device Manager (http://zip.net/bbtfvB) por ser um app nativo do Android desenvolvido pelo Google. Depois de instalar o aplicativo, faça o login com a sua conta de Gmail. Acesse o seu gerenciador em seu computador pelo link: http://zip.net/bxtgy4.

A localização com algumas informações de seu aparelho surgirão automaticamente. Se ele estiver no mesmo lugar que você, por exemplo, peça para ele tocar. O celular pode estar em outro cômodo da casa e você o encontrará. Em "Bloquear", o botão do meio, você poderá redefinir sua senha remotamente e enviar mensagem.

Como última opção, caso tenha certeza que seu aparelho foi roubado e ele armazena informações confidenciais, como contas bancárias, clique em "Apagar". Isso vai fazer com que todos os arquivos, menos os que estão em cartões de memória SD, sejam apagados. 

Quando o aparelho estiver desligado ou sem a bateria, o procedimento não funcionará. E se você não está em um voo, não use o modo avião. Ele impede a conexão, impossibilitando a geolocalização.

Bloqueie o aparelho

Em casos de roubos, o recomendado é bloquear o aparelho para que ele não seja utilizado por terceiros. Agora, o processo pode ser realizado a partir do número da linha, não mais apenas pelo IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) --o RG do celular. O bloqueio pode ser realizado juntamente com o boletim de ocorrência nas delegacias ou diretamente com a operadora de telefonia. Esse número pode ser consultado digitando *#06# no telefone. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos