Topo

Assistant do Google será um assistente de voz mais parecido com o Siri

Google Assistant - Reprodução
Google Assistant Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/05/2016 14h21Atualizada em 18/05/2016 18h27

O Google divulgou nesta quarta-feira (18) em San Francisco a nova versão do seu assistente pessoal, chamado agora de Assistant. Ele deverá ser um sucessor do atual, o Google Now, e traz uma inteligência artificial mais avançada em linguagem natural, ficando assim mais parecido com o Siri, da Apple.

Segundo a empresa, os avanços feitos por ela nas tecnologias de voz, aprendizado de máquina e tradução de idiomas levou ao Assistant, que ao contrário do Now, que era especializado em trazer dados e resultados nas buscas do Google, agora ele é mais "conversacional", aprendendo o que o usuário quer a partir do andamento da conversa.

Em um dos exemplos mostrados, foi perguntado ao Assistant "Quem dirigiu 'O Regresso'"? E ao vir a resposta "Alejandro González Iñárritu", é possível falar "Mostre-me seus prêmios", e o assistente mostra os Oscars e demais troféus do diretor mexicano, sem ter precisado digitar o nome dele.

"A razão pela qual estamos fazendo isso é porque investimos na última década na melhor tecnologia de linguagem natural e processamento de voz. Estamos bem á frente do que outros assistentes fazem", disse o CEO do Google, Sundar Pichai.

Em outro caso, ao se ver diante de uma estrutura nas ruas de Chicago, o usuário pergunta ao celular "Quem projetou isso?", sem digitar o nome do autor da escultura, apenas "olhando" (provavelmente com a câmera do celular) o desenho dela.

Google Home 
Google Home - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A gigante das buscas anunciou também o Google Home, um gadget que leva a assistente de voz do Google para qualquer lugar da sua casa, capaz de te conectar a músicas e entretenimento, além de gerenciar tarefas diárias com facilidade e estar sempre à disposição para responder dúvidas.

Com um simples comando de voz, é possível, por exemplo, fazer buscas na internet, pedir para tocar uma música e até verificar os compromissos em sua agenda. As interações dependem da conexão a uma rede Wi-Fi e podem ser ampliadas pelos dispositivos Chromecast e Chromecast Audio.