Topo

Acorda com as notificações do seu celular? Aprenda a desativá-las à noite

Getty Images
Imagem: Getty Images

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/07/2016 06h00

O uso de eletrônicos horas antes de dormir e as notificações noturnas --seja por aviso sonoro ou luminoso-- podem atrapalhar seu sono. O efeito nocivo da iluminação das telas já é conhecido há alguns anos. Em 2012, uma pesquisa do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, mostrou que a luminosidade interfere na produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono.

Quem não consegue se desconectar, mas precisa de noites bem dormidas, conta com alguma ajuda do desenvolvimento da tecnologia. Empresas de eletrônicos têm se dedicado a produzir aparelhos menos agressivos ao corpo humano. Por isso, a Apple investiu na formulação do modo noturno do iOS 9.3. Quando a noite vai caindo, a luminosidade da tela muda para tentar causar menor impacto aos olhos e no sono dos usuários. 

Night Shift do iOS - Reprodução - Reprodução
Night Shift do iOS
Imagem: Reprodução

Quem usa Android pode desligar as notificações e usar aplicativos para gerenciar a luminosidade da tela. Que tal colocar seu celular no modo "não perturbe" e dar uma chance à qualidade de vida?

O modo de desligar as interrupções varia de acordo com a versão do Android. Para descobrir qual a versão de seu smartphone, abra as configurações de seu dispositivo e selecione "Sobre o smartphone" ou "Sobre o tablet". O número aparece em "Versão do Android".

Um dispositivo com sistema operacional Android versão 5.0 ou mais recente pode silenciar todas as notificações, exceto os alarmes, e receber chamadas e mensagens apenas dos contatos pré-selecionados.

Android - Reprodução - Reprodução
Desligando as notificações do Android
Imagem: Reprodução

Se esse é o seu caso, selecione as configurações de seu smartphone, depois em "Sons e notificações" e toque em "Não perturbe". Depois, escolha "Somente alarmes". No menu, surgirá opções para que a nova configuração dure por um período específico.

Controle de luminosidade

Existem diversos aplicativos que gerenciam a luminosidade da tela de seu smartphone ou tablet. Eles têm efeitos parecidos, se diferenciando nas complexidades das funções por serem gratuitos, pagos ou requererem acesso root.

Lux Lite - Reprodução - Reprodução
Lux Lite
Imagem: Reprodução

O Lux Lite não necessita de acesso root e está disponível gratuitamente, mas possui algumas funções que estão disponíveis apenas para a versão paga. Compensa testar a versão gratuita e pensar se há a necessidade de pagar por todos os recursos.

Esse aplicativo muda a luminosidade e a tonalidade da tela de seu smartphone de acordo com o horário ou por alterações manuais. Você pode estar em um lugar escuro durante o dia e optar por mudar a iluminação do display.

Na versão paga, por exemplo, o app usa a câmera para se adaptar à luz ambiente, facilitando a adequação automática do display à sua necessidade.