Tatuagem eletrônica criada em Israel monitora emoções do rosto

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Tel Aviv University

    Eletrodo pode reconhecer movimentos musculares

    Eletrodo pode reconhecer movimentos musculares

Especialistas em nanotecnologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel, desenvolveram uma "tatuagem" eletrônica que monitora os movimentos musculares do rosto. O invento é feito com um eletrodo de carbono preso à pele com um adesivo, além de um revestimento com um polímero condutor para aprimorar o desempenho do eletrodo.

Segundo o anúncio, o eletrodo grava "um sinal forte e constante por horas a fio sem irritar a pele". As expressões faciais são registradas por meio de sinais elétricos que passam pelos músculos do rosto.

Para os criadores, a tatuagem poderá ter aplicações na medicina, como por exemplo na restauração de nervos e de tecidos danificados, além de "levar a novas descobertas sobre a nossa vida emocional", segundo o anúncio. Citam ainda o uso em negócios e marketing, para testar reações do público a anúncios e outros estímulos.

Além disso, os dados coletados poderiam indicar o estado de alerta de motoristas na estrada, o nível de controle muscular de pacientes em recuperação após um acidente vascular ou lesão cerebral, ou médicos podem empregar o eletrodo em amputados que queiram mover membros artificiais com os músculos restantes.

"Pesquisadores de todo o mundo estão tentando desenvolver métodos para emoções de mapeamento através da análise de expressões faciais, principalmente por meio de fotos e software inteligente. Mas o nosso eletrodo fornece uma solução mais direta e conveniente", disse o professor Yael Hanein, chefe da equipe que criou a tatuagem.

"Nossa tatuagem permite que os pacientes continuem com suas rotinas diárias, enquanto o eletrodo monitora sua atividade muscular e nervosa", disse Hanein. "A ideia é: colá-la em você e esquecê-la".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos