Sistema de pagamento móvel Samsung Pay começa a funcionar no Brasil

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

Com a possibilidade de substituir cartões pelo smartphone, o sistema de pagamento móvel Samsung Pay chega ao Brasil a partir deste 19 de julho.

Em um compartimento criptografado, o recurso armazena dados de até dez cartões de débito e crédito da Visa e da Mastercard. A princípio estará disponível para o Banco do Brasil, Brasil Pré-pago, Caixa, Porto Seguro e Santander. Em breve, Banrisul, Bradesco, Itaú e NU Bank também devem aderir ao sistema.

Sem a cobrança de taxas adicionais, basta liberar o Samsung Pay, encostar o aparelho em um terminal de pagamento para efetivar as transações financeiras, autorizadas mediantes impressão digital.

O serviço também possibilita o cadastro do CPF, que o transforma em um código de barra para a leitura automática do estabelecimento, caso o usuário opte pela inclusão do documento na nota fiscal. A opção evita que o número seja dito e exposto.

O Samsung Pay é similar ao Apple Pay, que ainda não funciona nos bancos brasileiros, mas pode ser usado por usuários que tenham contas em bancos americanos. A diferença é que a empresa sul-coreana recorreu a uma tecnologia complementar a da concorrente.

Além do uso do sistema NFC, que faz a leitura por aproximação, a Samsung aposta também no MST, sistema que transmite informações codificadas para o leitor magnético dos terminais. Neste caso, basta aproximar a traseira do aparelho ao campo magnético da máquina para o reconhecimento, similar a um cartão convencional.

"Ela é aceita em praticamente em qualquer lugar que aceite cartão de crédito e débito", afirmou Antônio Quintas, diretor sênior de Mobilidade da Samsung. "Quase 90% das maquininhas do mercado estão adaptadas a aceitar SamsungPay"

Vale lembrar que o recurso não funciona em qualquer smartphone. Os aparelhos precisam integrar as tecnologias, que estão restritas basicamente aos modelos top de linha da sul-coreana -- Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge+ e Galaxy Note 5. O Galaxy A5 (2016) e Galaxy A7 são os únicos intermediários compatíveis ao recurso. Já o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge só funcionam com a tecnologia NFC.

O sistema PagSeguro, do UOL, também conta com tecnologias para que você possa fazer pagamentos direto do celular. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos